conteúdos
links
tags
Bolsas
Eletrotécnica, Telecomunicações, Física ou áreas afins
Bolsas de investigação para quatro mestres e três licenciados
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de sete bolsas de investigação científica, no âmbito do projeto de I&D NGPON 2, um projeto de investigação QREN em co-promoção da PT Inovação e do Instituto de Telecomunicações, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC). Os interessados podem concorrer entre 13 e 24 de maio.

Área Científica: Eletrotécnica, Telecomunicações, Física ou áreas afins.

Requisitos de admissão: Quatro bolsas para mestres e três bolsas para licenciados, nas seguintes áreas: Engenharia Física, Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Telecomunicações ou em área afim. Requer-se uma sólida formação na área da Engenharia Física ou Eletrotécnica e conhecimentos em sistemas de telecomunicações, nomeadamente, comunicações óticas.

Plano de trabalhos: Pretende-se explorar a utilização de ótica integrada para desenvolvimento de “transcievers” para NGPON2. O trabalho envolve atividades de simulação numérica, desenho de circuitos e de validação experimental. Pretende-se ainda desenvolver modelos tecno-económicos, de forma a aferir a viabilidade económica da introdução de novas tecnologias nas redes de acesso óticas.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nnº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pela Lei nº 202/2012 de 27 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I.P. 2012.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Polo de Aveiro, do Instituto de Telecomunicações, sob a orientação científica de Paulo André, António Teixeira e Armando Pinto.

Duração da bolsa: As bolsas terão a duração de 12 meses cada, com início previsto em maio de 2013. As bolsas poderão ser renovadas até ao final do projeto (data de conclusão do projeto: 31/12/2014).

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 745 (licenciado) e € 980 (mestre), acrescidos do pagamento do seguro social voluntário, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no país.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (1ª fase) e entrevista (2ª fase), tendo cada componente do processo de seleção uma valoração de 50 por cento. Só passarão à 2ª fase os candidatos que o júri entender que reúnem as condições mínimas necessárias para a execução do plano de trabalhos.

Composição do Júri de Seleção: Paulo Sérgio André (que preside), e pelos vogais Armando Nolasco Pinto e António Jesus Teixeira.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, afixada em local visível e público do Instituto de Telecomunicações – Polo de Aveiro, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 13 a 24 de maio de 2013.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta ou e-mail de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae devidamente datado e assinado, certificado de habilitações (fotocópia), carta de recomendação (opcional) e outros documentos que o(a) candidato(a) considere relevantes para a avaliação do seu mérito mencionados no CV.

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente ou por correio eletrónico para sandra@av.it.pt, mencionando sempre a referência do concurso (Refª 429/2013).

imprimir
tags
outras notícias