conteúdos
links
tags
Conferências
Ciclo de Seminários "Ética, Matemática e Procedimentos de Ordenação"
Avaliação de docentes do ensino superior em debate
Departamento de Matemática recebe encontro organizado pela UA e pela Associação Portuguesa de Investigação Operacional
“Avaliação multicritério de docentes universitários: O caso do modelo adotado pelo Instituto Superior Técnico” é o título da segunda palestra do ciclo de Seminários “Ética, Matemática e Procedimentos de Ordenação”, que se realiza no dia 3 de maio, às 15h00 horas, na sala Sousa Pinto do Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro (UA). Este tema vai ser apresentado por Carlos Bana e Costa e Mónica Duarte Oliveira, ambos do Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico (IST), responsáveis pelo desenho do modelo de avaliação de desempenho docente adotado pelo IST.

No contexto atual de exigência crescente sobre a responsabilidade social e financeira das instituições universitárias, a implementação de sistemas transparentes de avaliação do corpo docente constitui um desafio e uma oportunidade para as universidades alinharem estrategicamente a atividade do corpo docente com os objetivos da instituição.

No entanto, apesar do interesse crescente na avaliação do desempenho dos docentes universitários, há poucos estudos com propostas de modelos abrangentes, isto é, que considerem toda a gama de atividades académicas. Além disso, os modelos que são usados baseiam-se, tipicamente, em sistemas de pontuação e ponderação ad hoc que carecem de solidez teórica.

Isto motivou o desenvolvimento de um novo modelo abrangente e que respeita as especificidades de diferentes áreas científicas. Fundado em princípios metodológicos de avaliação multicritério, o modelo foi construído num processo sócio-técnico no IST, onde foi adotado e já utilizado em dois períodos de avaliação.

O modelo tem uma estrutura aditiva hierárquica de dois níveis, com áreas de avaliação especificadas por critérios de avaliação a um segundo nível, com mais um nível não-aditivo, na base, que considera as dimensões quantitativa e qualitativa da avaliação de docentes.

Este modelo permite comparar o desempenho dos docentes com metas de desempenho definidas de acordo com a política da escola; traçar o perfil de valor multicritério de cada docente; calcular uma pontuação de valor global para cada docente através de um procedimento de otimização que faz uso de um sistema flexível de ponderação ao nível das áreas de avaliação; e alocar cada docente a categoria de desempenho.

Este evento é organizado em conjunto pela UA e pela Associação Portuguesa de Investigação Operacional.

Carlos Bana e Costa é professor do IST, doutorado em Engenharia de Sistemas e diretor do Departamento de Engenharia e Gestão do IST. É membro investigador da unidade de "Decision Capability" da "London School of Economics and Political Science" tendo sido professor visitante desta escola entre 1999 e 2010 e é investigador do Centro de Estudos de Gestão do IST.

Mónica Duarte C. Oliveira é professora auxiliar do IST, doutorada em Investigação Operacional pela "London School of Economics and Political Science". É investigadora do Centro de Estudos de Gestão do IST. 

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias