conteúdos
links
tags
Conferências
No auditório da Reitoria
Nanociências e nanotecnologia em debate
Nanociências e nanotecnologias
Realiza-se no dia 19 de abril, durante a tarde, um workshop sobre nanociências e nanotecnologia, no auditório do edifício da Reitoria. Este evento destina-se à apresentação pública e discussão de trabalho científico dos estudantes do programa doutoral em Nanociências e Nanotecnologias, de acordo com práticas de qualidade internacionalmente reconhecidas, no âmbito de um 3º ciclo de formação superior.

O objetivo deste workshop é divulgar o trabalho realizado pelos estudantes do programa doutoral e reunir alunos graduados e pós-graduados, professores e investigadores, com formações em diversas áreas da ciência e engenharia, que partilhem interesses comuns em nanociências e nanotecnologias. O evento é de participação livre e gratuita e não carece de inscrição prévia.

O workshop começa às 14h00 com uma sessão de boas vindas por Elisabete Costa, docente do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica, à qual se segue a sessão de abertura a cargo do professor João Rocha. Segue-se um debate sobre “nanomaterials for catalysis and energy applications”. A moderação desta sessão estará a cargo de Paula Marques, do Departamento de Engenharia Mecânica e da unidade de investigação em Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA). Os intervenientes são investigadores do TEMA e da unidade de investigação em Química Orgânica de Produtos Naturais e Agroalimentares (QOPNA). No final realiza-se um debate.

Pelas 16h00 começa a segunda sessão sob o tema “nanomaterials for optoelectronic applications and modeling”, moderada pela professora Teresa Monteiro, do Departamento de Física, e com intervenções de investigadores do Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação-Física de Semicondutores em Camadas Optoeletrónicas e Sistemas Desordenados (I3N/FSCOSD) e do Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO).

Após o debate dá-se início a uma sessão sobre o tópico “nanomaterials for bioapplications and cytotoxicity studies”, moderado por Tito Trindade, docente do Departamento de Química e diretor do programa doutoral em Nanociências e Nanotecnologias, e com intervenções de investigadores do TEMA, CICECO e QOPNA.

Segue-se um debate e a sessão de encerramento, com Tito Trindade, pelas 18h15.

A organização deste workshop contou com o envolvimento de representantes dos doutorandos integrados nos laboratórios associados/unidades de investigação CICECO, I3N/FSCOSD e TEMA.

O programa doutoral em Nanociências e Nanotecnologias assume-se como um curso transversal suportado principalmente por quatro departamentos da UA (Química, Física, Engenharia de Materiais e Cerâmica, Engenharia Mecânica), pelos quais se distribuem os alunos de doutoramento. Os estudantes usufruem de bolsas da Fundação para a Ciência e Tecnologia, ou concedidas no âmbito de projetos internacionais, tendo o seu mérito sido aferido por um painel de especialistas de reconhecida competência.

Para além do ano curricular, lecionado por docentes dos vários departamentos mencionados, os alunos do programa doutoral desenvolvem trabalho de investigação integrados nos laboratórios associados/unidades de investigação CICECO, I3N/FSCOSD e TEMA, unidades que compõem o recém-criado Aveiro Institute of Nanotechnology

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias