conteúdos
links
tags
Distinções
Aposentação do docente do Departamento de Física da UA
UA homenageia Sushil Kumar Mendiratta e dá o seu nome a laboratório
Sushil Kumar Mendiratta
O Departamento de Física (DF) da Universidade de Aveiro (UA) vai homenagear o professor Sushil Kumar Mendiratta no dia 14 de março, quinta feira, atribuindo o seu nome ao laboratório do Grupo de Investigação de Sólidos não Cristalinos e Sistemas Desordenados. Neste mesmo dia decorre também uma aula proferida por Sushil Kumar Mendiratta e um jantar.

A homenagem começa às 17h00, com uma aula intitulada “Física: Um olhar privado”, proferida por  Sushil Kumar Mendiratta, no Anfiteatro do Departamento de Física. Pelas 18h30 decorre a atribuição do nome “Laboratório Prof. S.K. Mendiratta” ao laboratório do Grupo de Investigação de Sólidos não Cristalinos e Sistemas Desordenados do DF. Às 19h30 realiza-se um jantar no Restaurante “O Batista do Bacalhau”. Os interessados em participar no jantar devem inscrever-se até ao dia 12 de março, junto de Cristina Rei (telef. 234247035; ext. 23169), na secretaria do Departamento de Física.

O tributo a este docente decorre da sua aposentação, após quase 37 anos de serviço e é “um reconhecimento do departamento a um dos fundadores de uma linha de investigação em sólidos não cristalinos que perdura até aos nossos dias e a uma carreira docente em disciplinas de formação de base e avançada, assim como de supervisão”, explica o presidente do conselho diretivo do Departamento de Física, António Luis Ferreira.

O presidente do conselho diretivo salientou ainda que  Sushil Kumar Mendiratta deu aulas a alunos de vários cursos da UA, sendo por todos eles recordado: “Os alunos de disciplinas como Eletromagnetismo, Ondas, Introdução à Física Estatística, lecionadas a vários cursos da UA e ainda outras disciplinas do primeiro curso da licenciatura em Física, não esquecem as aulas lecionadas pelo professor Mendiratta. O laboratório de investigação do grupo de sólidos não cristalinos cresceu e desenvolveu-se sob a atenção e cuidado constante, diário, do professor Mendiratta”, frisou o docente.

A atribuição do nome de Sushil Kumar Mendiratta ao laboratório do Grupo de Investigação de Sólidos não Cristalinos e Sistemas Desordenados do Departamento de Física aconteceu por deliberação unânime do Conselho Geral da UA, em reunião a 17 de dezembro de 2012, após proposta do Reitor, Manuel António Assunção.

Sushil Kumar Mendiratta nasceu em 1942, na Índia. Em 1964 terminou a sua licenciatura em Engenharia de Telecomunicações, em Pilani, Índia; em 1968 o mestrado em Engenharia Eletrónica, na University of Rhode Island, EUA; e em 1974 o doutoramento em Física na State University New York (SUNY) em Stony Brook.

Ingressou como docente na UA em 1976 e, desde 1989, que é professor catedrático.

As suas áreas de interesse são a Biofísica, Ciência de Materiais e Física de Matéria Condensada.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias