conteúdos
links
tags
Cultura
A propósito do Dia Internacional da Mulher
Sara Carvalho compõe música para exposição de fotografia
Sara Carvalho
A professora de música no Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA), Sara Carvalho, é a autora da música que acompanha a exposição de fotografia “REESCRITA - EmPoder Delas - Projeto sobre a Participação das Mulheres na Vida Política”, da autoria de Pedro Medeiros. A mostra está patente ao público de 8 de março a 8 de abril, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

A mostra conta com testemunhos de Inês Pedrosa, Irene Flunser Pimentel, Isabel do Carmo, Joana Vasconcelos, Maria Manuela Cruzeiro, Manuela Tavares, Margarida Medina Martins, Maria de Belém Roseira;, Maria José Magalhães, Maria Teresa Horta, Marisa Matias, Raquel Freire, Rita Rato, Sara Falcão Casaca e Virgínia Ferreira.

A inauguração acontece dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, às 18h00, na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

Sara Carvalho concluiu a Licenciatura em Ensino de Música na Universidade de Aveiro em 1995, o Mestrado em Música (MA) na Universidade de York em 1996 e o Doutoramento em Composição na Universidade de York, Inglaterra, em 2001.

Atualmente leciona no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, e é investigadora integrada do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança  (INET-MD).

No campo da Educação em Música, Sara Carvalho investiga a influência dos processos criativos no desenvolvimento do pensamento musical, e apresenta-se regularmente em conferências nacionais e internacionais.

A investigadora e música interessa-se tanto pela interação das artes performativas, enquanto extensão e transformação do pensamento musical, como por todos os aspetos associados com a narrativa musical. O seu folio tem mais de 40 obras para instrumento solo, ensembles e orquestra, e as suas obras são regularmente tocadas tanto em Portugal como no estrangeiro, por ensembles e solistas.

Muitas das suas obras estão disponíveis em CD, editadas tanto pela Numérica como pela Phonedition. Em 2012 foi lançado o seu primeiro CD monográfico, “7 pomegranate seeds”. Muitas das suas partituras estão publicadas no Centro de Informação e Investigação da Música Português.

exposição fotográfica “REESCRITA - EmPoder Delas - Projeto sobre a Participação das Mulheres na Vida Política” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 17h30, e ao fim de semana, das 10h30 às 16h30, entre os dias 8 e 18 de março.  De 19 de março  a 8 de abril, a mostra está patente ao público de segunda a sexta-feira, das 15h00 às 19h00 e, ao fim de semana, entre as 10h30 e as 16h30.

Mais informações sobre Sara Carvalho aqui e sobre Pedro Medeiros aqui.

 

imprimir
tags
outras notícias