conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Inscrições abertas
Curso Modular de Arquitetura de Interiores
Curso UNAVE: arquitetura de interiores
A UNAVE, de 11 a 16 de março de 2013, promove o "Curso Modular de Arquitetura de Interiores". O curso é composto por três módulos, podendo os formandos frequentar cada módulo isoladamente.

Informações gerais
O curso completo será estruturado pelo Módulo I, Módulo II e Módulo II, cada um com temas e conteúdos programáticos específicos. Cada um dos três módulos corresponde a uma das três fases projetuais de Arquitetura de Interiores e por esse motivo, a presença do formando nos três módulos fornecerá um conhecimento completo da disciplina de Arquitetura de Interiores, havendo no entanto a possibilidade de se frequentar cada Módulo de um modo independente.

Fundamentação
Perante um período de retenção e maior controle económico da população em geral, são mais as situações de remodelações interiores de espaços existentes do que as situações de construção novas. O tratamento de interiores é um investimento acessível e flexível que se adapta às tendências estéticas sempre em mudança. Em Portugal esta área está ainda em crescimento e não alcança a qualidade dos interiores que vemos no centro da Europa e mesmo nas grandes cidades do Brasil. Nesse sentido, considera-se interessante aprofundar esta área de conhecimento.

Objetivos gerais
O curso de Arquitetura de Interiores tem como objetivos gerais dar a conhecer aos formandos a área de intervenção de remodelação de interiores nas diferentes tipologias de espaço, a importância desta área em relação e integração com as artes em geral e criar as competências necessárias para desenvolver projetos de forma autónoma.

Módulo I – Contexto da matéria e Conceito projetual
duração: 16 horas
datas de realização: 11 e 12 de março de 2013
horário: 9h00-13h00 e 14h00-18h00

Módulo II – Estudo Preliminar e Especificação
duração: 16 horas
datas de realização: 13 e 14 de março de 2013
horário: 9h00-13h00 e 14h00-18h00

Módulo III – Projeto de Execução e Orçamentação
duração: 16 horas
datas de realização: 15 e 16 de março de 2013
horário: 9h00-13h00 e 14h00-18h00

Destinatários
Estudantes e/ou Profissionais nas diversas áreas de intervenção com interesse pela área de Interiores, tais como Arquitetos, Designer e Artistas Plásticos entre outros. Além do público-alvo descrito a acção de formação pode estender-se ao público em geral que admire esta área e pretenda conhecer este processo de trabalho por questões pessoais.

Métodos pedagógicos a utilizar
Cada módulo terá um método expositivo de nota introdutória e um Workshop, exercício prático elaborado em duplas, a cada par será entregue um espaço com cerca de 25 m2 para ser alvo de projeto. Os três módulos terão três Workshops que, uma vez participando nos três, serão tipos como sequência de trabalho. No caso de se participar em um módulos será entregue o trabalho de base para desenvolvimento do Workshop em questão. Serão apresentadas amostras de materiais relacionados com o projeto que apoiem nas decisões projetuais. Os objetivos específicos deste curso completo implicam que os formandos consigam, através de um exercício prático, compreender o contexto e as necessidades de um espaço a ser remodelado, desenvolver criativamente uma solução projetual para os interiores de um espaço e elaborar o projeto de interiores desde o conceito e apreentação até aos desenhos de execução.

Coordenação e equipa de formadores
A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade de Fernando Ramos, Professor Catedrático do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e Presidente da Comissão Executiva da UNAVE.

A Formadora responsável é a Arquiteta Rita Braga Alves Licenciada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (2000-2006). Colaborou com o escritório Oscar Niemeyer Arquitetura & Urbanismo Lda. (2005-2007). Esta experiência serviu de base de estudo para a Tese Final de Licenciatura: "A Plasticidade na Arquitetura [de Siza a Niemeyer]" sob orientação do Arquiteto Manuel Graça Dias. As suas experiências profissionais englobam Arquitetura, Cenografia - destacando a colaboração no Departamento de criação da Central Globo de Produções - e Arquitetura de Interiores. Rita Braga Alves concluiu a Especialização de Arquitetura em Ambientes de Saúde, do Programa de Pós-Graduação PROARQ da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (2009-2010) e desenvolve projetos na área hospitalar e assistencial, residencial e de interiores.

Preço de inscrição
160,00€, cada módulo.
Este valor inclui documentação e certificado de formação profissional.
A inscrição só fica completa após efectuado o pagamento.

Local de realização
UNAVE/ Universidade de Aveiro

contactos
unave.formacao@ua.pt

tlf.: 234 370 833
fax: 234 370 835

UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro Edifício 1
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro

imprimir
tags
outras notícias