conteúdos
links
tags
Campus
Debate inaugural do Ciclo de Debates ESTGA
Representantes das juventudes partidárias distritais explicaram como farão a diferença
Juventudes partidárias em debate na ESTGA
O debate inaugural do Ciclo de Debates da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) para o ano 2012/2013 reuniu hoje, naquela Escola Politécnica da Universidade de Aveiro (UA), representantes das juventudes partidárias distritais dos partidos políticos com assento parlamentar. O debate girou em torno do tema “Jovens políticos: como farão a diferença?”.

A partilha de perspetivas e de pontos de vista foi extremamente participada, havendo lugar não apenas para a discussão entre os representantes dos vários partidos políticos, mas também entre estes e o público presente na plateia.

Questões como o desemprego jovem, a emigração de licenciados, a reestruturação do sistema de ensino e da rede de oferta formativa ao nível do ensino superior, a escassez de apoios concedidos pela ação social universitária, o pagamento de propinas vs a gratuitidade da educação ou as estratégias a aplicar para superar a atual crise económica foram debatidos pelos participantes. A atualidade e pertinência das temáticas abordadas entusiasmaram os presentes, suscitando uma prolongada e participadíssima discussão.

A iniciativa da ESTGA foi reconhecidamente aplaudida pelos vários intervenientes, pois, no seu entender, permitiu uma saudável discussão plural, aberta e focalizada no futuro e na identificação de soluções para os problemas que mais afligem os jovens. Foi, ainda na perspetiva dos participantes neste debate, uma forma de sensibilizar os jovens para a importância da participação ativa, fundamentada e esclarecida na comunidade em que se inserem, tendo, assim, um papel de relevo na construção e consolidação da nossa democracia.

No Ciclo de Debates ESTGA 2012/2013 incluem-se, nos próximos meses, outros debates em torno de temáticas incontornáveis no quotidiano dos cidadãos portugueses:


_”Reforma Autárquica: Repensar os Concelhos?” (20 de fevereiro);

_”Empresas e Instituições: que papel na formação superior?” (20 de março);

_”Crescer com a Troika?” (17 de abril);

_”Insegurança na Internet” (22 de maio).

imprimir
tags
outras notícias