conteúdos
links
tags
Publicações
«Nova Gestão Pública e Reformas da Saúde»
Da autoria da Prof. Teresa Carvalho, docente na Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas na Universidade de Aveiro, a obra «Nova Gestão Pública e Reformas da Saúde», constitui a base para uma visão renovada dos desafios que os profissionais da saúde, em particular, enfrentam.

Com prefácio do Prof. Rui Santiago, docente da Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da UA, a obra aborda, entre outros temas, as novas formas de invertenção do Estado no sector público ou a nova gestão pública e os profissionais de serviços públicos. 

Segue-se um pequeno excerto do mesmo.

 

«Nesta obra é proposta uma compreensão articulada - macro, meso e micro - das profissões e dos processos de profissionalização. Este esforço de articulação emerge como particularmente evidente quando se estabelece um conjunto de intersecções entre a reconfiguração do Estado Providência, o managerialismo/Nova Gestão Pública, o desenvolvimento dos sistemas de saúde, a reestruturação das instituições e as mudanças nas profissões.

Este livro representa um avanço importante no conhecimento sobre as profissões no contexto actual de alterações na configuração do Estado. Este avanço é particularmente relevante ao nível das dificuldades com que os grupos profissionais se confrontam no desenvolvimento das suas estratégias de profissionalização face à hegemonia da retórica e das práticas managerialistas da eficiência, da eficácia, da qualidade e da competição.

 

O trabalho de análise teórica e empírica que este livro propõe constitui um recurso imprescindível para a construção de uma visão analítica renovada dos desafios que actualmente se colocam aos profissionais da saúde em particular, mas que se estende a outros grupos profissionais.» 

 

Sobre a autora:

Teresa Carvalho é licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), mestre em Gestão de Recursos Humanos pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (EEG-UM) e doutorada em Ciências Sociais pela Universidade de Aveiro.

 

É professora auxiliar na Universidade de Aveiro e investigadora no Centro de Investigação e Políticas do Ensino Superior (CIPES), tendo exercido, anteriormente, funções de assistente na Universidade do Minho. Tem publicado artigos em várias revistas científicas como: Journal of Management Research, Equal Opportunities International, Higher Education, European Journal of Education, Higher Education Quarterly, Tertiary Education and Management, Higher Education Policy.

 

Tem participado, igualmente, em diversos projectos de investigação nacionais e internacionais e colaborado na edição de livros científicos.
 

Edição: Edições Sílabo
Autoria: Maria Teresa Geraldo Carvalho
ISBN: 9789726185468
Ano: 2009

imprimir