conteúdos
links
tags
Campus
Com o tema «Escolas, competição e colaboração: que perspetivas?»
Simpósio de Organização e Gestão Escolar decorre na UA
O Departamento de Educação da Universidade de Aveiro realizará, nos dias 26 e 27 de abril de 2012, o VII Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar, subordinado ao tema «Escolas, competição e colaboração: que perspetivas?». O evento decorre no auditório do Departamento de Ambiente e Ordenamento. As propostas de comunicações devem ser efetuadas até ao dia 23 de março.
A organização, a cargo de Alexandre Ventura, Jorge Adelino Costa e António Neto Mendes, pretende lançar a discussão sobre questões fundamentais para a  educação, nomeadamente a esfera público/privada da educação, a competição e a colaboração entre escolas.

Esta reconfiguração dos papéis do Estado e as alterações na relação de forças entre os setores público e privado leva, a que se lance a discussão como um dos principais temas do simpósio, pois «neste cenário de crise, as políticas sociais estão a ser objeto de grandes tensões» dado que «os sistemas públicos de educação, até pelo peso que representam nos orçamentos estatais, têm sido objeto de questionamentos sucessivos e aumenta a pressão no sentido da prestação de contas e da análise custo-benefício da política social exercida pelo Estado no setor da educação», lê-se na página de apresentação do simpósio.


A questão da educação ser um bem público que cabe ao Estado assegurar ou a filosofia dos que defendem a livre escolha da escola num mercado em que escola pública e escola privada competem em pé de (des)igualdade é outra das vertentes que será debatida na UA. Também no contexto específico de cada escola, as questões da competição e da colaboração deverão ser abordadas, seja no trabalho docente e no modelo de educação desenvolvido com os alunos.

O programa pode ser consultado em http://www.ua.pt/de/oge/ e o resumo das comunicações deve ser enviado até 23 de março.


*Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico
imprimir