conteúdos
links
tags
Campus
Nos dias 16 e 17 de Abril
Abordagem multidisciplinar à pessoa com cancro no centro do debate do II Congresso Anual de Saúde da UA
Com o objectivo de analisar a importância de uma abordagem interdisciplinar no diagnóstico e reabilitação de doentes cancerosos, um grupo de finalistas da Escola Superior de Saúde da UA organiza, nos dias 16 e 17 de Abril, uma nova edição do Congresso Anual de Saúde. Ao longo de dois dias, fisioterapeutas, terapeutas da fala e enfermeiros debatem a dimensão física e psicológica do cancro, a sua prevenção e algumas opções de tratamento. As inscrições estão abertas.

O II Congresso Anual de Saúde da UA abre às 09h00 do dia 16 de Abril, no auditório da Reitoria, com uma sessão de abertura presidida pelo Professor Nelson Rocha, Director da ESSUA.

 

Sob esta temática, profissionais da saúde procedem, durante a manhã, a uma abordagem multidisciplinar à pessoa com cancro, debatendo os temas «Cancro - Dimensão física»; «A Patologia (semiologia, etiologia, epidemiologia)»; «Prevenção (primária e secundaria)»; «Dor Física»; «Cancro - Dimensão Psicológica e Relação Interpessoal»; «Dor Psicológica e o Luto», «Stress, Burnout e Implicações Emocionais em profissionais de saúde na oncologia»; «Comunicação e Gestão de Expectativas»; «Opções de tratamento e respectivas implicações na actuação dos profissionais»; «Tratamento (quimioterapia, radioterapia, cirurgia)»; e «Adequação de cuidados à pessoa em tratamento oncológico».

 

À tarde, os participantes são convidados a realizar uma análise interdisciplinar de um estudo de caso de patologia oncológica, com exposições e debates teóricos em cada uma das áreas, no auditório da reitoria e nos anfiteatros dos Departamentos de Geociências e Engenharia Mecânica.

 

A área da Fisioterapia vai incidir a sua discussão nas «Novas perspectivas: cronicidade», no «Tratamento: integração da nova imagem corporal», na intervenção específica da Fisioterapia, em músculo-esquelética, em neurologia e em cardio-respiratória e pediatria.

 

Os terapeutas da fala vão focar-se no «Impacto do Cancro no Desenvolvimento da Criança», na «Intervenção segundo o modelo social: diferentes abordagens» e nos «Estudos para Inovação na Prática Clínica».

 

Na vertente da Enfermagem, o debate será direccionado para «A importância da detecção precoce na Cura do Cancro» e para «O Papel da Liga Portuguesa contra o Cancro e a concretização do seu trabalho no Concelho de Aveiro».

 

No segundo dia, decorrem vários workshops na Escola Superior de saúde da UA, a partir das 10h00, que permitirão uma abordagem mais prática do tema.

 

Os interessados podem fazer a sua inscrição aqui.

 

O programa completo da iniciativa pode ser consultado em http://congresso2011essua.blogspot.com e as actividades acompanhadas em http://www.facebook.com/profile.php?id=100001954031129.

 

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail congressoessua2011@gmail.com

imprimir