conteúdos
links
tags
Campus
Dias 25 e 26 de Outubro
A figura do Director da Escola chama especialistas, professores e investigadores à UA
O director da escola, figura tão incontornável quanto polémica dos processos de organização e gestão escolares, continua hoje, 26 de Outubro, no centro das atenções. Organizado pelo Departamento de Educação, o VI Simpósio de Organização e Gestão Escolar decorre no auditório do Departamento de Ambiente e Ordenamento.

Ao longo de mais de três décadas, os órgãos de gestão das escolas públicas do ensino não superior estiveram marcados por um modelo legal assente na colegialidade. A partir de 2008, o DL 75/2008 generalizou a figura do director como órgão unipessoal de administração e gestão das escolas, num quadro de reconfiguração dos respectivos processos de recrutamento e de selecção. Este novo cenário introduziu alterações no quotidiano funcional e relacional das nossas escolas com o evidenciar de questões e desafios de natureza sócio-política, organizacional e de gestão.

Neste sentido, a comissão organizadora do VI Simpósio de Organização e Gestão Escolar decidiu centrar a discussão em torno do director da escola. Durante dois dias, conferências plenárias com especialistas convidados, comunicações várias e debates abertos aos vários participantes presentes vão abordar «A emergência do director da escola: questões políticas e organizacionais», através das seguintes linhas temáticas:
1. Director, políticas e teorias organizacionais;
2. Director, organização e autonomia da escola pública;
3. Trabalho do director e modos de liderança;
4. Recrutamento, formação e carreiras dos directores;
5. Director(a), identidades e género.

Importa ainda salientar que o VI Simpósio de Organização e Gestão Escolar constituirá ainda uma oportunidade para prestar homenagem ao Professor Jorge Arroteia – docente e investigador com dedicação de três décadas a esta área e à Universidade de Aveiro – e que apoiou de modo inequívoco estes eventos desde a primeira hora. A homenagem realizar-se-á às 18h30 desta segunda-feira, 25, no anfiteatro do Departamento de Ambiente e Ordenamento da UA.

O programa do simpósio, bem como todos os pormenores da iniciativa estão disponíveis em http://www2.dce.ua.pt/visimposiooge/programa.asp

imprimir