conteúdos
links
tags
Campus
Edição 2005
Cursos de Actualização e Especialização na área das Redes e Serviços de Comunicações Móveis arrancam hoje na UA
Está marcada para hoje, 11 de Fevereiro, às 18h00, no Anfiteatro do Departamento de Engenharia Mecânica da UA, a sessão de arranque da edição 2005 dos CAE em Redes de Comunicações Móveis - Operações e Manutenção e em Redes e Serviços de Comunicações Móveis - Assistência e Apoio a Clientes. Dois novos cursos ministrados no âmbito do Programa Aveiro Norte, que visam proporcionar oportunidades de actualização e especialização a profissionais destes sectores de actividade.

O Programa Aveiro Norte, em estreita articulação com as empresas e outras entidades da região, promove acções de formação contínua em áreas específicas, proporcionando oportunidades de actualização e especialização a profissionais de diversos sectores de actividade, nomeadamente àqueles que estão mais sujeitos às mudanças tecnológicas e organizacionais.

O plano de oferta dos Cursos de Actualização e Especialização de Quadros Empresariais inclui, actualmente os cursos de Logística e Gestão Industrial, Redes e Comunicações Móveis - Operações e Manutenção e Redes e Serviços de Comunicações Móveis - Assistência e Apoio a Clientes.   

Com o arranque da edição de 2005 marcado para hoje, os Cursos de Actualização e Especialização em Redes e Comunicações Móveis - Operações e Manutenção e em Redes e Serviços de Comunicações Móveis - Assistência e Apoio a Clientes, foram criados no sentido de proporcionar a ex-formandos dos Cursos de Especialização Tecnológica, a quadros empresariais e outros interessados em geral, oportunidades de actualização numa área de grande importância estratégica no actual contexto económico, como é a área das Redes e Serviços de Comunicações Móveis, constituindo uma frente de intervenção em que o Programa Aveiro Norte opera em parceria com a UNAVE – Associação para a Formação Profissional e Investigação da UA.

É difícil negar o relevo que as comunicações móveis possuem na actual indústria das telecomunicações. Devido ao grau de utilidade dos utilizadores lhe descobriram, associado à sua simplicidade e flexibilidade tornaram-se no método de comunicação mais popular, atingindo uma taxa de adesão no país, superior a 80 %. Face a este cenário torna-se necessário a criação de infra-estruturas de suporte, técnicas e humanas, que garantem o correcto e eficaz funcionamento das redes móveis.

O CAE em Redes e Comunicações Móveis - Operações e Manutenção destina-se a quadros empresariais tanto de operadores de redes de comunicação como de empresas prestadoras de serviços ao nível técnico, com responsabilidades nas áreas da manutenção, suporte técnico, instalação e verificação, e pretende proporcionar a elevação dos níveis das capacidades técnicas e implementação de hábitos de auto-valorização profissional.

Para os profissionais do sector retalhista dos serviços de telecomunicações móveis, o Programa Aveiro Norte oferece o CAE em Redes e Comunicações Móveis - Assistência e Apoio a Clientes. Este curso, dirigido a profissionais da área das telecomunicações móveis que procuram um conhecimento mais aprofundado que lhes permita um melhor desempenho da sua actividade.

Nos dias de hoje é difícil negar o relevo que as comunicações móveis possuem na actual indústria das telecomunicações, não só devido ao grau de utilidade que os utilizadores lhe descobriram, mas também à sua simplicidade e flexibilidade. Tais características levaram o nosso país a ter uma taxa de adesão das mais elevadas da Europa. O ritmo das evoluções tecnológicas incorporadas nos equipamentos é tal que se torna cada vez mais difícil aos profissionais envolvidos acompanhar estas evoluções. Citando a ANACOM (Autoridade Nacional para as Comunicações): “Mais de 90% dos profissionais de vendas de equipamentos e serviços não tem formação adequada para essa actividade.” Daqui surge a necessidade de uma formação contínua destes profissionais, de modo a que possam prestar um bom serviço de venda e pós-venda.

imprimir