conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas de 30 de setembro a 14 de outubro de 2019
Atribuição de um lugar de Bolseiro de Investigação para mestre
Estão abertas candidaturas para (1) um lugar de Bolseiro de Investigação para mestre no âmbito dum projeto FCT referência PCIF/GVB/0197/2017 a decorrer na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda para o qual irá ser desenvolvida a actividade da bolsa.

A bolsa terá por finalidade colaboração no desenvolvimento de unidade de produção de eletricidade a partir da gasificação de biomassa.

A bolsa terá a duração de 12 meses, eventualmente renovável até à data de término do projeto.

Os destinatários da bolsa deverão possuir o grau de mestre em Engenharia Mecânica ou Eletromecânica ou áreas similares. Valoriza-se experiência de desenho CAD, em eletrónica e em eletricidade, e competências de investigação.

As atividades do bolseiro serão as seguintes:

- Análise de requisitos de sistema de gaseificador de biomassa;

- Desenvolvimento de um gaseificador de biomassa;

- Desenvolvimento de um sistema de alimentação de combustível de motor de combustão interna;

- Acoplamento de um motor de combustão interna a um gerador elétrico;

- Escrita de relatórios técnicos;

- Ajuda no desenvolvimento elétrico e eletrónico.

O trabalho decorrerá na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda sob orientação científica do Prof. Doutor Valter Filipe Silva e do Prof. Doutor Miguel Mendonça.

As componentes financeiras da bolsa são: O montante da bolsa corresponde a um subsídio mensal no valor de 989,70€ (novecentos e oitenta e nove euros e setenta cêntimos). A este valor acresce o seguro social voluntário nos termos da lei. O financiamento desta bolsa está integralmente assegurado por verbas do Orçamento de Estado.

A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Os critérios de avaliação das candidaturas e respectivas valorações serão:

- Avaliação curricular e entrevista, com a respetiva valoração de: avaliação curricular (50%) e entrevista (50%). 

No que respeita à Avaliação Curricular, os critérios de avaliação das candidaturas e respetivas valorações são:

- Habilitações académicas (25%);

- Experiência na área de desenvolvimento mencionada (25%);

Os candidatos serão classificados na avaliação curricular com notas de 1 a 20, passando apenas à fase de entrevista os seis melhores classificados. 

A entrevista será conduzida com base em guião que avaliará cada candidato nos seguintes domínios:

- Demonstração de conhecimentos técnicos na área de actividade do projecto a desenvolver (20%);

- Motivação, dinamismo e visão estratégica do candidato (15%);    

- Capacidade de comunicação oral e escrita (10%).             

- Organização e estruturação dos conteúdos apresentados ao longo da entrevista (5%)

O júri responsável pela seleção será constituído por: Prof. Doutor Miguel Mendonça Prof. Doutor Valter Silva e Profa. Doutora Fernanda Resende.

Das candidaturas deverão constar os seguintes documentos:

- Carta de motivação da candidatura (máximo duas páginas A4);

- Formulário de candidatura, disponível no sítio da Área de Recursos Humanos, em http://www.ua.pt/drh, em Bolseiros/Modelo de Candidatura, com indicação de endereço de correio eletrónico do candidato;

- Curriculum vitae do candidato;

- Portfólio;

- Certificados de habilitações, de formação complementar e de experiência profissional, e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

O documento de identificação deverá ser apresentado no dia da entrevista.

A atribuição de bolsa tem por base o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. disponível em: (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf ), o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, 2ª série, n.º 98, de 20 de maio e o Estatuto de Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pelo Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto.

As candidaturas deverão ser formalizadas através do envio de carta de candidatura disponível no sítio da Divisão de Recursos Humanos, em http://www.ua.pt/drh, em Bolseiros/Modelo de Candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, portfólio, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes pelo próprio candidato. As candidaturas deverão ser dirigidas ao Prof. Doutor Miguel Mendonça e Prof. Doutor Valter Silva e enviadas para os endereços de correio eletrónico mlm@ua.pt e vfs@ua.pt

As candidaturas são rececionadas de 30 de setembro de 2019 a 14 de outubro de 2019. O resultado do processo de seleção será enviado via correio eletrónico.

imprimir