conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 18 de setembro, às 15h15, no Auditório Sousa Pinto
Formação dos Professores de Matemática: Apresentação da Coletânea LABGG para Escolas e Universidades
Departamento de Matemática
Está agendada para 18 de setembro mais uma palestra do Seminário MATEAS - Matemática: Ensino e Avaliação no Ensino Superior. Com o título "Formação dos Professores de Matemática: Apresentação da Coletânea LABGG para Escolas e Universidades", esta palestra terá início às 15h15 no Auditório Sousa Pinto do Departamento de Matemática e será proferida por Eimard Nascimento, doutorando na UA.

Na atualidade, os recursos tecnológicos usados nas escolas e universidades têm-se revelado ferramentas importantes, ocupando um espaço cada vez mais presente no ensino e na aprendizagem. Entretanto, ainda se percebe a necessidade de formação para uso de tais recursos didáticos, uma vez que existe uma considerável distância entre os avanços tecnológicos e a aceitação, compreensão e utilização dos mesmos pelos professores.    

O objetivo desta palestra é apresentar um recurso técnico e psicopedagógico para formação inicial e continuada de professores denominado de Coletânea LABGG (Laboratório no GeoGebra). Desenvolvida durante o mestrado no ano de 2012, continuou a ser trabalhada no doutoramento e continuará a ser trabalhada no pós-doutorado.    

A Coletânea tem a finalidade de servir como ferramenta pedagógica e tecnológica de apoio para os professores utilizarem em sala de aula, sob uma abordagem construtivista no processo de possibilidades de estudo e aprendizagem da Matemática e disciplinas afins. Está organizada de uma forma estrutural em módulos de Ensino-Aprendizagem (EA) descritos em formatos de artigos, no qual proporciona o hábito da leitura para, posteriormente, serem colocados em prática nos formatos de Cursos-Oficinas (C-O) ou minicursos. O contato com a Coletânea e os aparatos tecnológicos em conjunto proporciona maior possibilidade de obter vários experimentos, resultando como um laboratório dentro de sala de aula e tornando-se em uma Metodologia de Aprendizagem Ativa e Interativa (MAAI).    

A aplicação da Coletânea no processo de EA em Matemática e disciplinas afins pode contribuir em muitos fatores, especificamente no que tange à manipulação geométrica, percepção, cognição, simbologia semiótica, habilidades tecnológicas e coordenação motora.

Auditório Sousa Pinto

18 de setembro de 2019 às 15h15

Seminário financiado através do CIDMA - “Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações” e da FCT - “Fundação para a Ciência e a Tecnologia” no âmbito do projeto UID/MAT/04106/2019. As sessões são gravadas e disponibilizadas em http://mateas.wikidot.com.

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado