conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
11 e 13 de novembro de 2019, 16 horas
Comunicar Ciência em Público – Dentro do Laboratório da Oratória
Comunicar Ciência em Público ¿ Dentro do Laboratório da Oratória
Com a duração de 16 horas e agendada para os dias 11 e 13 de novembro de 2019, a UNAVE promove a formação "Comunicar Ciência em Público – Dentro do Laboratório da Oratória". Desconto de 20% para inscrições efetivas/ pagas até um mês antes do inicio da formação. Usufrua do desconto e inscreva-se já!

Comunicar um estudo científico com eficácia e impacto positivo na audiência é um grande desafio. Cada investigador pode e deve desenvolver competências de comunicação, assim como aprender técnicas para apresentar com sucesso o seu estudo ou projeto de investigação.

O Curso Comunicar Ciência em Público – Dentro do Laboratório de Oratória é um programa que acelera o desenvolvimento de competências de comunicação e a oratória com excelentes resultados. Com a orientação de um formador especializado, ao longo deste curso, cada orador vai ter diferentes desafios, entre eles preparar a apresentação de um projeto ou estudo científicos, para chegar com sucesso à sua audiência. O grande desafio será mesmo que cada participante conclua o curso a comunicar a sua investigação com eficácia ao ponto de conseguir um impacto positivo na sua audiência.

Objetivos gerais do curso

Este programa destina-se àqueles que querem desenvolver fortes competências de comunicação relacionadas com a preparação e condução de apresentações, assim como de melhorar a sua autoconfiança. O programa possibilita aos participantes:

  • Conhecer e aplicar as técnicas e ferramentas mais adequadas para a conceção e realização de uma apresentação;
  • Perceber como podem adequar técnicas e ferramentas de apresentação ao contexto da investigação científica, às diferentes temáticas e audiências;
  • Treinar e desenvolver competências de comunicação e, mais concretamente, e de oratória;
  • Análise e identificação de ingredientes de sucesso em apresentações profissionais;
  • Encontrar o fio condutor de uma apresentação;
  • Aprender a construir um mapa mental;
  • Perceber as diferentes formas de retenção do conhecimento e de conexão com a audiência;
  • Conhecer boas práticas de Comunicação Não Verbal;
  • Conhecer estratégias para uma melhor performance e lidar com a ansiedade de falar em público;
  • Treinar de forma aplicada as apresentações.

Ao longo do programa formativo Comunicar Ciência em Público – Dentro do Laboratório de Oratória os participantes terão oportunidade de aprender ativamente, com treino aplicado e conduzido, o que lhes permitirá evoluir nas suas competências de comunicação.

Destinatários

Este curso destina-se a Docentes, Investigadores, Estudantes e todos aqueles que pretenderem comunicar em público um estudo ou investigação científicos.

Coordenadora e Formadora

A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade da Prof.ª Anabela M. Sousa Pereira, doutorada em Psicologia pela Universidade de Hull em Inglaterra. Professora Associada com Agregação na Universidade de Aveiro. Os seus interesses são focalizados na Psicologia da Educação na interface com a Psicologia da Saúde. É Diretora do Stresslab (Laboratório de Investigação e Intervenção no stress).

A formação é da responsabilidade da Dra. ALEXANDRA ATAÍDE é empreendedora na área do desenvolvimento de competências transversais e formadora em áreas comportamentais como Falar em Público e Técnicas de Apresentação, Liderança e Resolução Colaborativa de Problemas, Comunicação Não Violenta e Resolução de Conflitos. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, trabalhou inicialmente como jornalista na rádio e televisão, e na área da comunicação organizacional. A sua maior missão é ser mãe e as suas paixões são a capacitação de pessoas e a resolução de problemas em comunidade. Nesse sentido, frequentou diferentes programas de Empreendedorismo Social no IES – Social Business School, onde é formadora e mentora de iniciativas de empreendedorismo social. É doutoranda em Educação, na área da Psicologia da Educação, e está a desenvolver uma investigação-ação com professores para a resolução colaborativa de problemas na escola. É membro da equipa de investigadores do CIDTFF, na Universidade de Aveiro.

Colabora em projetos de intervenção social desde os 14 anos e aqueles que mais a marcaram aconteceram no Bairro de Santiago, Aveiro, Portugal, em Díli, Timor Leste, e na Sicília, Itália. Tem trabalhado enquanto membro e voluntária em projetos e organizações como as associações de pais APEVECA e APEJAA, o Aveiro SOUP, o TEDxAveiro e a Associação Agora Aveiro. Na organização de conferências e eventos, destacam-se a criação e coordenação da iniciativa Ciência Pró Bar e a participação em vários eventos TEDxAveiro e no TEDxYouth@Aveiro, nas valências da comunicação, social e educação, assim como na equipa de preparação de oradores.

Ver mais

Para mais informações contactar:

Virgínia Barreirinha Lopes

virginiablopes@ua.pt

tlf.: 234 370 833

fax: 234 370 835

UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro

Edifício 1

Campus Universitário de Santiago

3810-193 Aveiro

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias