conteúdos
links
tags
Distinções
Ex-professor catedrático convidado e Doutor Honoris Causa pela UA distinguido de novo
Eugénio Lisboa, ex-professor da UA, é Comendador da Ordem Militar de Sant’lago de Espada
Eugénio Lisboa foi novamente agraciado pelo Chefe de Estado (foto: portal da Presidência da República)
O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa distinguiu o ensaísta e crítico literário Eugénio Lisboa, antigo professor e membro do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro (UA). A 30 de agosto, Eugénio Lisboa, Doutor Honoris Causa pela UA que já tinha sido agraciado com o grau Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, recebeu as insígnias de Comendador da Ordem Militar de Sant’lago de Espada.

Na mesma data que Eugénio Lisboa foi agraciado, dia de abertura da 4.ª Festa do Livro em Belém, o Chefe de Estado condecorou ainda os escritores Mário Cláudio e Fernando Namora, o editor Zeferino Coelho e o antigo Presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) João Amaral. A cerimónia constituiu também uma homenagem ao livro e à leitura.

Eugénio Lisboa desenvolveu atividade profissional inicial e no sector petrolífero, durante vinte anos (1958-78), acumulando depois com a docência universitária de Literatura Portuguesa nas universidades de Lourenço Marques, Pretória e Estocolmo. A partir de 1978, exerceu funções diplomáticas, como conselheiro cultural da Embaixada de Portugal em Londres, durante dezassete anos consecutivos. Mais tarde, presidiu à Comissão Nacional da UNESCO e foi professor catedrático convidado da Universidade de Aveiro (1995-2000). Na sua atividade como ensaísta e crítico literário, destaca-se o trabalho sobre José Régio. É membro da Academia das Ciências de Lisboa, na Classe de Letras, e Doutor Honoris Causa pela Universidade de Nottingham, do Reino Unido (1988) e pela Universidade de Aveiro (2002). O primeiro de seis volumes das suas memórias, “Acta Est Fabula”, de 2012, foi distinguido com o Grande Prémio de Literatura Biográfica da Associação Portuguesa de Escritores.

(Foto: portal da Presidência da República)

imprimir
tags
outras notícias