conteúdos
links
tags
Distinções
Capítulo Português da Sociedade de Educação do IEEE distinguido
Chair Pedro Fonseca satisfeito pelo reconhecimento do trabalho do IEEE Portugal
Pedro Fonseca é Chair do Capítulo Português da Sociedade de Educação do IEEE
Satisfeito pela atribuição ao Capítulo Português da Sociedade de Educação do IEEE do "IEEE Education Society Chapter Achievement Award", o Chair deste Capítulo, Pedro Fonseca, realça o trabalho desenvolvido pelo Capítulo nos últimos anos. Também professor da Universidade de Aveiro (UA), o responsável do Capítulo Português considera esta distinção um reconhecimento do trabalho, que trará uma maior visibilidade internacional, sendo também um incentivo para prosseguir a atividade. Salienta ainda o prémio “Distinguished Chapter Leadership Award” a atribuir ao anterior Chair, Manuel Gericota.

O IEEE afirma-se como sendo a maior organização técnica e profissional dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade. O "IEEE Education Society Chapter Achievement Award" é uma distinção internacional atribuída anualmente pela Sociedade de Educação do IEEE a um dos seus Capítulos nacionais que providencie atividades técnicas exemplares, serviços e atividades sociais aos seus membros. Vai ser formalmente entregue ao Capítulo Português durante a principal conferência da Sociedade de Educação do IEEE, a “Frontiers in Education”, FIE 2019, entre 16 e 19 de outubro, em Cincinnati, EUA. O prémio é atribuído pela “revitalização do Capítulo Português da Sociedade de Educação do IEEE, pela criação de canais de comunicação e pela promoção das atividades do capítulo, gerando valor para seus membros”.

Entre as atividades desenvolvidas recentemente pela organização em Portugal, incluiu-se um conjunto de webinars, orientados por académicos de renome internacional, com destaque para Manuel Castro (também anterior presidente da Sociedade de Educação do IEEE), que mereceram inscrição de interessados de vários países do mundo, como Índia, Canadá, Reino Unido e da Oceânia, bem como o patrocínio técnico de várias conferências na área da Educação em Engenharia.

"Existe, desde há vários anos, um muito significativo número de membros do IEEE em Aveiro, integrados ou não nas diversas Sociedades do IEEE, e uma dinâmica de trabalho e de atividade, quer ao nível de docentes e investigadores, através, por exemplo, da realização de conferências sob a égide do IEEE, quer do Ramo Estudantil (essa sim, uma estrutura do IEEE formalmente associada à UA)", afirma Pedro Fonseca. O Chair explica ainda, quanto ao contributo da comunidade da UA para esta distinção: "Será forçoso dizer que houve uma ação direta do IEEE Aveiro (até porque, como disse, existe apenas a nível de estudantes), mas há, diria, uma cultura e uma dinâmica dos membros do IEEE em Aveiro que influenciou, de forma indireta, a atuação do Capítulo".

Pedro Fonseca e João Nuno Matos, ambos professores do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) da UA, são, respetivamente, Chair e Tesoureiro do Capítulo Português desta Sociedade. Da Direção do Capítulo faz ainda parte Vitor Grade Tavares, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). 

imprimir
tags
outras notícias