conteúdos
links
tags
Cultura
Em setembro, na Sala Héléne Beauvoir da Biblioteca da UA
Exposição "Máscaras Portuguesas: património vivo"
Máscaras Portuguesas: património vivo
As máscaras tradicionais portuguesas vão estar em evidência numa mostra patente em setembro na Universidade de Aveiro (UA). Para além da componente expositiva, de acesso livre, serão organizadas visitas guiadas e comentadas por marcação.

A Universidade de Aveiro, através do Núcleo de Estudos em Cultura e Ócio -NECO e dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia, em parceria com a Associação Ibérica da Máscara, vai realizar  a exposição Máscaras portuguesas: património vivo, que exibirá um acervo inédito de máscaras, fatos e indumentárias usadas em Portugal em festas tradicionais, cedidas temporariamente pelas comunidades para esta exposição.

A exposição tem por objetivo a divulgação e valorização dos rituais com máscaras que são património vivo do povo português. Os objetos da exposição representam parte importante da arte e da memória coletiva das festividades, consagradas por aqueles que fizeram e fazem esta manifestação cultural coletiva como arte viva, elemento identitário significante e singular.

O catálogo da exposição contemplará, além das obras expostas, uma breve descrição das festas, destacando a sua importância para as comunidades que as mantêm vivas, numa ação de valorização deste património imaterial.

A Sessão de Abertura da exposição será no dia 9 de setembro 2019, às 17h, na Sala Helène de Beauvoir da Biblioteca da UA, com palestras sobre a temática.

No período de 10 a 19 de setembro serão organizadas visitas guiadas para grupos, mediante marcação. Para solicitar agendamento de um grupo, solicite inscrição através de-mail: neco@estudosculturais.com.

A exposição estará patente de 9 a 25 de setembro, de segunda-feira a sábado, das 9 às 12 horas e das 15 às 18 horas.

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias