conteúdos
links
tags
Campus
Reunião de arranque do INNHOSPITAL decorreu a 10 de julho, em Valladolid
Universidade de Aveiro integra consórcio europeu na área da inovação hospitalar
INNHOSPITAL: Universidade de Aveiro integra consórcio europeu na área da inovação hospitalar
Atribuir ao Hospital um novo papel na sociedade, fazendo destas instituições não apenas consumidores de recursos, mas entidades produtoras de retorno económico, através da exploração do conhecimento científico e assistencial decorrente do desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. É este o objetivo do projeto ibérico “INNHospital - Rumo a um Novo Modelo de Hospital baseado na Inovação e na Transferência de Conhecimento” em que a Universidade de Aveiro está envolvida.

A Universidade de Aveiro, através do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro (DEGEIT-UA), está integrada no projeto “INNHospital - Rumo a um Novo Modelo de Hospital baseado na Inovação e na Transferência de Conhecimento” que se inscreve no Programa de Cooperação Transfronteiriço Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020 e visa potenciar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação a nível hospitalar entre Portugal e Espanha.

O principal objetivo do Projeto INNHOSPITAL é avançar para a definição de um novo papel do hospital na sociedade, no qual os hospitais não são apenas consumidores de recursos, mas são também entidades produtoras de retorno económico derivado da exploração do conhecimento científico e assistencial, conseguido através do desenvolvimento de produtos e serviços inovadores. Para que tal aconteça, o projeto centra-se na promoção da cultura e na criação de estruturas e metodologias de apoio à inovação, potenciando a participação do tecido empresarial e promovendo a transferência de conhecimento entre hospitais e o seu ecossistema de inovação.

A Universidade de Aveiro integra este Consórcio juntamente com outras sete entidades portuguesas e espanholas: Gerencia Regional de Salud de Castilla y León (GRS); Cluster SocioSanitário de Extremadura; Fundación para la Formación y la Investigación de los Profesionales de la Salud de Extremadura; Asociación Cluster de Salud de Castilla y Léon (BIOTECYL), Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra; Instituto Pedro Nunes; e Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH).

A reunião de arranque do INNHOSPITAL decorreu no passado dia 10 de julho, em Valladolid, Espanha, nas instalações da GRS, e contou com a participação dos representantes das várias instituições deste Consórcio, incluindo a Universidade de Aveiro.

O valor global de financiamento atribuído ao projeto INNHOSPITAL ronda os 600.000,00€ distribuídos por um período de 24 meses.

Trata-se de um Projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER, no âmbito do programa Interreg V A Espanha – Portugal (POCTEP) 2014-2020.

imprimir
tags
ficheiros associados
outras notícias