conteúdos
links
tags
Conferências
A 12 de julho
Catherine Havasi - Cientista americana do MIT fala na UA sobre inteligência artificial
Catherine Havasi - Cientista americana do MIT fala na UA sobre inteligência artificial
Catherine Havasi vai estar na Universidade de Aveiro, esta sexta-feira, dia 12 de julho, para realizar uma Tiny Lab Talk e uma palestra sobre inteligência artificial intitulada “An introduction to practical natural language processing” onde abordará o processamento de linguagem natural, as suas tecnologias e aplicações. A Tiny Lab Talk decorre às 14h30 no American Corner MediaLab (4º piso da Biblioteca) e às 16h00 terá lugar a palestra no auditório Renato Araújo (Reitoria).

PROGRAMA

12 JUL'19

14H30 - 15H00 - Tiny Lab Talk "Artificial Intelligence: the future belongs to the robots?"

A inteligência artificial é uma realidade incontornável e imparável que vai alterar o mundo em que vivemos. Nesta breve conversa vão ser abordados os impactos positivos e negativos da inteligência artificial na sociedade, a empregabilidade na era dos robots, o que podem fazer as universidades para prevenir os impactos negativos da inteligência artificial, as emoções e a consciência nos robots e as caraterísticas humanas que os robots nunca conseguirão conquistar. Daqui a 50 anos que impacto terá a inteligência artificial nas nossas vidas?

Local: American Corner MediaLab (4º piso da Biblioteca)

Catherine Havasi (Convidado USA) - Research Scientist in artificial intelligence and computational linguistics at the MIT Media Lab

Luís Seabra Lopes (Convidado PT) - Researcher at IEETA and Professor of Informatics at DETI, University of Aveiro

Liliana Oliveira (Moderador) - Science communication specialist, Rector's Office, University of Aveiro

Esta Tiny Lab Talk, organizada pelo American Corner da UA, será realizada no American Corner MediaLab (4º piso da Biblioteca da UA) e as inscrições para a participação presencial devem ser efetuadas através do link  https://aveiro.libcal.com/event/3400629. Pode ser também efetuado o acompanhamento do streaming no canal de Youtube da UA. No final o público presente e online poderá fazer perguntas diretamente aos investigadores.

16H00 - 17H00 – Talk “An introduction to practical natural language processing”

Resumo da palestra“In this presentation, I will introduce students to Natural Language Processing (NLP) technologies and their applications. Students should expect to see and learn examples that they can reproduce and experiment with themselves using only easily-available resources. The discussion of applications will include a light treatment of some forces that can shape the commercialization of a technology. References and strategies for further self-study will be provided.” Catherine Havasi

Local: Auditório Renato Araújo (Reitoria)

Entrada livre

Informação adicional sobre a convidada Catherine Havasi:

Catherine Havasi é especialista nas áreas da Inteligência Artificial e do Processamento de Linguagem Natural, no MIT Media Lab (Massachusetts Institute of Technology), EUA e é co-fundadora e CEO da Luminoso, uma empresa que usa a inteligência artificial, processamento de linguagem natural e “machine learning” para analisar dados não estruturados, como transcrições de “chat”, avaliação de produtos e respostas abertas em inquéritos e em mensagens de e-mail. Catherine Havasi foi membro do grupo do MIT Open Mind Common Sense, um projeto sobre inteligência artificial cujo objetivo é construir e utilizar uma base de conhecimento de senso comum, tendo como base contribuições de centenas de cibernautas. Em 2014, o jornal Boston Business incluiu-a numa lista restrita dos 40 líderes de empresas com maior impacto nas suas áreas de atuação. Um ano depois, foi considerada pela revista Fast Company como uma das 100 pessoas mais criativas na área empresarial.

imprimir
tags
evento relacionado