conteúdos
links
tags
Investigação
Trabalho do Departamento de Química e do CESAM publicada na revista Water Research
Água da chuva contaminada com zinco pode ser tratada com feijão branco
A investigadora Patrícia Santos
A água da chuva contaminada com zinco pode ser tratada com feijão branco. A descoberta é de uma equipa de investigadores do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e do Departamento de Química da Universidade de Aveiro (UA) e foi publicada na Water Research, uma das mais importantes revistas científicas do mundo dedicadas aos recursos da água.

“A água da chuva é um recurso natural que pode e deve ser usado para a obtenção de água para fins domésticos, e quando assim é possível, torna os centros populacionais mais sustentáveis”, aponta a coordenadora do estudo Patrícia Santos. A investigadora diz ainda que, “dependendo do local em que a água da chuva é recolhida, esta pode apresentar níveis de contaminação elevados que põem em risco quem a utiliza”, e, por isso, “o tratamento da água da chuva é um passo inevitável para a sua utilização em segurança”.

descrição para leitores de ecrã
Os membros da equipa: João Pinto da Costa, Armando Duarte, Mónica Ferreira, Patrícia Santos, Maria Teresa Caldeira, Ana Estrada e Teresa Rocha-Santos

O estudo testou o feijão branco para remoção de zinco de água da chuva contaminada e demonstrou que este biomaterial constitui uma solução viável para a redução daquele metal na água da chuva.

A investigação resulta de um trabalho de uma equipa multidisciplinar do DQ, constituída pelos cientistas do CESAM, Armando Duarte, Teresa Rocha-Santos, Patrícia Santos, João Pinto da Costa, Maria Teresa Caldeira e Mónica Ferreira, e ainda pela cientista do CICECO, Ana Estrada.

O sucesso deste estudo foi demonstrado com publicação na revista Water Research, primeira revista na categoria científica “Water Resources do Sciences Citation Index.

imprimir
tags
outras notícias