conteúdos
links
tags
Conferências
A partir das 14h30, no Departamento de Ambiente e Ordenamento
Resultados finais do projeto AIRSHIP conhecem-se hoje
resultados do projeto airship
Avaliar o contributo das emissões marítimas e portuárias na qualidade do ar, tanto à escala portuária (com o caso de estudo do Porto de Leixões) como nacional (Portugal), é o grande objetivo do AIRSHIP. Os resultados finais do projeto são apresentados esta sexta-feira, 12 de julho, a partir das 14h30, no Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO) da Universidade de Aveiro (UA).

Financiado pela FCT desde 2016, o projeto AIRSHIP, que termina no próximo mês de julho, compreendeu duas abordagens diferentes – à escala local e nacional – procurando no final a definição de linhas orientadoras para apoio da estratégia portuária e marítima na mitigação das emissões atmosféricas e na melhoria da qualidade do ar.

A apresentação dos resultados finais do projeto será feita, em seminário público, dia 12 de julho no DAO, onde participarão também dois especialistas estrangeiros (da University of Chapell Hill e do Instituto Meteorológico Finlandês) na área das emissões marítimas e qualidade do ar. No final pretende-se, ainda, realizar uma mesa redonda com a participação das diferentes entidades portuárias para a discussão das melhores estratégias a implementar.

Face às recentes notícias que surgiram alertando para a contribuição das emissões marítimas, em particular dos navios, na poluição do ar, este é de certo, garante a organização do evento, um tema de investigação na ordem do dia.

Os investigadores esperam que este projeto, juntamente com o seu seminário público, ajude a conhecer melhor os detalhes desta problemática, desmistificando alguns conceitos e promovendo a construção de um futuro mais sustentável na área das emissões marítimas!  Para já, mais detalhes… só no programa: http://airship.web.ua.pt/seminariofinal/programa.pdf

imprimir
tags
evento relacionado