conteúdos
links
tags
Distinções
Scubic deu os primeiros passos no Departamento de Engenharia Mecânica
Concurso Montepio Acredita Portugal premeia ideia nascida na UA
As caras da Scubic: Gonçalo Grilo, Miguel Oliveira, Bruno Abreu, André Antunes e Gil Campos
Chama-se Scubic, nasceu na Universidade de Aveiro (UA) e acaba de ganhar o prémio H2O Inovação by Águas de Gaia da IX edição do concurso de empreendedorismo Montepio Acredita Portugal. Desenvolver soluções inteligentes na área da eficiência energética e dos sistemas de gestão de redes inteligentes de distribuição de água é o grande objetivo desta empresa cuja semente foi semeada no Departamento de Engenharia Mecânica (DEM).

“A necessidade de desenvolver este tipo de soluções vem do facto de globalmente, as empresas de abastecimento e distribuição de água gastam anualmente cerca de 14 mil milhões de euros em custos energéticos, servindo essencialmente para transportar água desde a fonte até ao consumidor final”, explica Bruno Abreu, investigador do DEM da UA e CEO da Scubic.

Em Portugal, o grupo Águas de Portugal, gasta anualmente aproximadamente 70 milhões de euros em energia elétrica ou 580 milhões de Quilowatt-hora somente para transportar água. Estes custos têm vindo a intensificar-se devido à subida de preços da energia e ao aumento da população e indústria. Desta forma, a eficiência energética e a sustentabilidade dos recursos hídricos têm um papel cada vez mais preponderante em qualquer empresa de abastecimento e distribuição de água.

O prémio agora ganho do programa Acredita Portugal o “H2O Inovação by Águas de Gaia” é o único prémio no país que visa valorizar empresas e ideias de negocio relacionados com o mercado da água de consumo, daí a presença da Scubic.

“Sem dúvida que sentimos bastante orgulho pois conseguimos ser os melhores entre 250 candidaturas. Além disso, teremos de ir representar Portugal ao Startup Europe Awards mais conhecido como a Eurovisão para Startups”, aponta Bruno Abreu. 

Esta ideia de negócio teve origem na UA no decorrer de uma tese de doutoramento em Engenharia Mecânica e a qual foi selecionado para entrar no prestigiado programa de empreendedorismo da COTEC, o COHiTEC em 2015, com o nome Boptimum.

A Scubic encontra-se em incubação na Universidade de Aveiro Incubator: https://www.facebook.com/uaincubator

Após o programa, lembra Bruno Abreu, deu-se início ao desenvolvimento do restante R&D necessário e “nos últimos dois anos estamos a desenvolver o produto e a lançar esta tecnologia no mercado”. Neste momento o Scubic está a ser instalado em quatro redes diferentes onde já obteve reduções de 13 por cento na fatura dos respetivos clientes.

imprimir
tags
outras notícias