conteúdos
links
tags
Cultura
Inauguração, 14 junho, pelas 16h30, na sala Hélène de Beauvoir
Exposição "Aquilino no Campus de Santiago” encerra ciclo de comemorações do centenário da obra Terras do Demo
Exposição sobre Aquilino Ribeiro encerra comemorações do centenário do escritor
A Biblioteca da Universidade de Aveiro acolhe, entre 14 de junho e 17 de julho, a exposição “Aquilino no Campus de Santiago”; iniciativa que marca o encerramento de um ciclo de atividades comemorativas do centenário da sua obra “Terras do Demo”. A iniciativa é da Fundação Aquilino Ribeiro, com o apoio das câmaras municipais de Moimenta da Beira, de Sernancelhe e de Vila Nova de Paiva e ainda do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade.

A exposição inaugura-se a 14 de junho, às 16h30, e estará aberta ao público até 17 de julho, de segunda-feira a sábado,  entre as 09h00 e as 18h00, na sala Hélène de Beauvoir, dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia (SBIDM) da Universidade de Aveiro (UA).

A pretexto do centenário da obra Terras do Demo, um romance definidor das terras e das gentes beiroas do século passado, a FAR – Fundação Aquilino Ribeiro, as Câmaras Municipais de Moimenta da Beira, de Sernancelhe e de Vila Nova de Paiva e o Centro de Línguas, Literaturas e Culturas uniram-se para prestar uma homenagem à obra deste grande Mestre das Letras Portuguesas com uma exposição.

A coleção exposta pertence ao Dr. Paulo Neto, o diretor da revista literária da Câmara Municipal de Sernancelhe, Aquilino, e congrega toda a obra literária de Aquilino Ribeiro, uma mostra da bibliográfica passiva, composta pelos nomes mais significativos do panorama literário e crítico português e estrangeiro, e alguns exemplares das revistas literárias nas quais Aquilino colaborou, como, por exemplo, a Atlantida, a Contemporânea e a Seara Nova.

Medalhas, convites, curiosidades sobre eventos realizados, mormente o da trasladação para o Panteão Nacional, banda desenhada, discursos, DVD, entre outros, serão igualmente uma amostra possível do muito que se quer dar a conhecer.

A exposição “Aquilino no Campus de Santiago” insere-se num conjunto de iniciativas no âmbito do centenário da obra Terras do Demo de Aquilino Ribeiro, que iniciaram a 8 de maio de 2019 em Moimenta da Beira com a apresentação da reedição da obra Terras do Demo, prosseguiram em Lisboa com exposições bibliográficas e temáticas, um colóquio e diversos momentos culturais sobre o autor e a sua obra literária, que agora encerram esse ciclo de comemorações.

Mais informações: Fundação Aquilino Ribeiro

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias