conteúdos
links
tags
Campus
Reitor da UA participa no 2019 Chinese-Foreign University Presidents Forum
UA na China para explorar novas formas de cooperação cultural e académica
Foto de família na Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian
O Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, e os diretores do Instituto Confúcio da UA, Carlos Morais e Zhiyan Guo, estiveram na China, na última semana de maio, com o objetivo de reforçar a cooperação e alargar o intercâmbio cultural e académico com a Jilin International Studies University (JISU), a Dalian University of Foreign Languages (DUFL) e o Confucius Institute Headquarters.

Durante a visita, o Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, participou na cerimónia de mudança de nome da Jilin International Studies University (JISU) e no 2019 Chinese-Foreign University Presidents Forum, que se realizou nesta Universidade, com uma intervenção sobre a responsabilidade da Universidade na construção da Comunidade de Educação e o Intercâmbio e cooperação Interuniversitária no contexto da construção da Faixa e Rota.

O interesse da UA pela China despertou ainda nos anos 80, quando esta Academia abriu as suas portas aos primeiros investigadores chineses na área dos Materiais. Hoje a Universidade mantém relações recíprocas consolidadas ao nível da investigação e do ensino com mais de duas dezenas de universidades e institutos chineses, em áreas tão diversas como o Ambiente, a Eletrónica, as Geociências, as Humanidades e as Ciências Sociais.

A UA foi pioneira na oferta de formação na área dos Estudos Chineses, com a criação, ainda em 1997, do Centro de Estudos Asiáticos, e, em 1998, do Mestrado em Estudos Chineses, e com a integração do mandarim como unidade curricular nos cursos de Línguas e Relações Empresariais e de Estudos Chineses da Universidade de Aveiro. Hoje é responsável por cerca de metade dos estudantes portugueses que aprendem atualmente mandarim no ensino básico e secundário em Portugal.

Em abril de 2015, a UA acolheu o Instituto Confúcio, estrutura que tem sido fundamental para estreitar os laços com a China, dinamizar as relações interculturais e difundir o conhecimento da língua e da cultura chinesas, tendo recebido em 2018 o prémio de Melhor Confúcio do Ano.

Já em 2017, a excelência dos serviços prestados no desenvolvimento do ensino de chinês a alunos portugueses, através da parceria entre a UA, a Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian e o Hanban, tinha sido distinguida pela Liga dos Chineses em Portugal com o Prémio Relação Intercultural.

descrição para leitores de ecrã

Reunião no Confucius Institute Headquarters, em Pequim (Diretores do Instituto Confúcio UA, Zhiyan Guo e Carlos Morais, Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, Ma Jianfei, Vice-Diretor Geral do Hanban, Yang Jincheng, Diretor para os Institutos Confúcio Europeus, e Qin Qilun)

descrição para leitores de ecrã
Cerimónia de mudança de nome da JISU [Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira (ao centro), e os diretores do Instituto Confúcio UA, Carlos Morais e Zhiyan Guo]
descrição para leitores de ecrã
Intervenção do Reitor da UA no 2019 Chinese-Foreign University Presidents Forum (Universidade de Estudos Internacionais de Jilin)
descrição para leitores de ecrã

Assinatura do protocolo com a Universidade de Estudos Internacionais de Jilin (JISU), agora com a nova designação (Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, Qin He, Reitora da JISU), que prevê o intercâmbio de estudantes, nas áreas de formação comum a ambas as instituições (Língua e Cultura Portuguesas e Línguas e Cultura Chinesas).

descrição para leitores de ecrã

Assinatura de adenda ao protocolo existente com a Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian (ULED) (Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, Liu Hong, Reitora da ULED). Esta adenda define a constituição do novo Conselho Diretivo do Instituto Confúcio UA [Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA (Presidente); Jorge Manuel Sequeira, Presidente da Câmara de S. João da Madeira; Carlos Morais e Wang Suoying, Departamento de Línguas e Culturas da UA; Liu Hong, Reitora da ULED (Presidente); Li Fan, Diretora do Gabinete de Assuntos do Instituto Confúcio da ULED; Cheng Cuicui, Vice-Diretora do Departamento de Espanhol e Português da ULED]

imprimir
tags
outras notícias