conteúdos
links
tags
Cultura
Exposição começa a 5 de maio na ExpoDBio, do Departamento de Biologia da UA
Exposição "A 'paleoarte': a arte de viajar no tempo"
Ilustração de Rudolfo Nogueira (© Rodolfo Nogueira)
O ilustrador de ciência brasileiro Rodolfo Nogueira expõe 35 trabalhos seus na galeria ExpoDBio, do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA). A curadoria é de Fernando Correia (LIC/dbio), com colaboração de Marta Costa, Ana Botelho e Gabriela Hirata. A exposição é inaugurada a 5 de maio, às 14h15. Estará patente até 13 de setembro de 2019.

Rodolfo Nogueira é paleoartista graduado em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”- UNESP. Desenvolveu e publicou uma metodologia científica para reconstituir animais extintos chamada Paleodesign. Com mais de 15 anos de experiência em ilustração artística e 10 em ilustração cientifica, já lecionou diversos cursos e palestras sobre desenhos de observação, ilustração científica e paleoarte a mais de 3 mil pessoas. Foi distinguido com 9 prémios internacionais em concursos de ilustração de animais extintos incluindo o Prêmio National Geographic digital Modeling and Animation Award - 2018. 

Atualmente, está à frente da empresa de design e ilustração científica “Prehistoric Factory”. Possui ilustrações publicadas em livros didáticos de ensino médio e fundamental, revistas científicas nacionais e internacionais (Plos One, Cretaceous Research, Journal of Vertebrate Paleontology, etc) e revistas e jornais de divulgação científica (Scientific American, Folha de São Paulo, Superinteressante, Ciência Hoje, BBC, National Geographic, etc). É autor de ilustrações estampadas em selos postais de circulação nacional e possui trabalhos em museus nacionais e em países como Argentina, Espanha, Estados Unidos, Portugal e Alemanha e Geórgia. Ilustrador da linha de brinquedos “Dinossauros do Brasil” da empresa Xalingo S/A.

Rodolfo Nogueira é um dos ilustradores a lecionar no Curso de Formação em Ilustração Científica da UA.

imprimir
tags
outras notícias