conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
eLearning, 15 de outubro a 19 de novembro de 2019, 25 horas
PARTNERING – Parcerias entre estudantes e staff: Oportunidades para inovar o processo pedagógico do Ensino Superior
e-EXPECT: Estratégias Pedagógicas Ativas no Ensino Superior
A UNAVE promove, em eLearning, a formação "PARTNERING – Parcerias entre estudantes e staff: Oportunidades para inovar o processo pedagógico do Ensino Superior". Tem a duração de 25 horas e está agendada para iniciar no dia 15 de outubro de 2019. Inscrições abertas!

fundamentação

Em muitos locais do globo, temos vindo a assistir a uma crescente marketização do Ensino Superior, onde os processos de ensino e aprendizagem se têm tornado uma mercadoria (commodity), tendo um impacto profundo na forma como estudantes e staff* atuam e interagem entre si, assim como nos processos pedagógicos e de construção de conhecimento.

Parcerias entre estudantes e staff (de staff-student partnerships) assentam em princípios e valores de natureza equitativa, democrática, dinâmica e transformadora. Modelos ou frameworks de parcerias entre estudantes e staff fornecem uma base de reflexão sobre uma variedade de práticas pedagógicas que podem ser adotadas. Parcerias entre estudantes e staff oferecem, pois, oportunidades e formas alternativas de trabalho pedagógico entre os que estão envolvidos enquanto parceiros. Em comum às várias formas de operacionalização de parcerias temos o potencial transformador das experiências e/ou práticas, tanto para os estudantes como para aqueles de quem são parceiros.

Parcerias entre estudantes e staff têm o potencial para contribuir, entre outros aspetos, para (i) a melhoria da motivação de estudantes e staff relativamente a um projeto comum; (ii) o desenvolvimento e consolidação de diversas competências transversais e empregabilidade dos estudantes; (iii) o desenvolvimento de um sentimento de pertença e empoderamento dos estudantes; (iv) o desenvolvimento de diversas abordagens académico-pedagógicas relativas a processos de ensino, aprendizagem e investigação de cariz participativo; e (vii) a promoção de responsabilidade partilhada sobre um projeto educativo comum, em que estudantes e staff estão envolvidos (Bovill et al., 2015; Cook-Sather, Bovill & Felten, 2014; Shulman, 2004).

Staff pode agregar docentes e investigadores, assim como pessoal administrativo e profissional que tenham contacto com estudantes em diversas circunstâncias (por exemplo: staff de Gabinetes Pedagógicos, de Bibliotecas, etc.).

 

objetivos gerais

– Sistematizar, com base na literatura da especialidade, modelos e frameworks de parcerias entre estudantes e staff;

– Promover a reflexão sobre a adoção de várias formas de parcerias entre estudantes e staff de forma a inovar o processo pedagógico do Ensino Superior (Universitário e Politécnico) em diversas áreas disciplinares.

 

destinatários

Staff – docentes, investigadores e outros que contactem com estudantes (ex.: bibliotecas) – de qualquer domínio científico do Ensino Superior Universitário e/ou Politécnico.

 

requisitos

– Conhecimentos básicos de informática na ótica do utilizador em ambiente Windows ou MacOs;

– Computador com ligação à Internet;

– Disponibilidade semanal de 5 horas (aproximadamente).

 

coordenadora e formadora

A coordenação científico-pedagógica é da responsabilidade da Professora Doutora Lucília Santos, Professora Associada da Universidade de Aveiro.

A formação está a cargo de Ana Vitória Baptista, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2005). Desde cedo demonstrou um particular interesse por questões pedagógicas, o que a conduzir?a tirar Mestrado em Ciências da Educação na Universidade de Aveiro, concluído em abril de 2009. Prosseguiu para Doutoramento, tendo defendido a sua tese sobre a qualidade do processo de supervisão da investigação doutoral, em finais de maio de 2013. O júri foi unânime e foi aprovada com distinção e louvor. Atualmente, está a trabalhar na reputada instituição Queen Mary University of London como Learning Advisor na equipa de Learning Development: http://www.learningdevelopment.qmul.ac.uk

Nota: Número máximo de formandos por turma: 15

Ver curso

Para mais informações contactar:

Helena Soares

helena.soares@ua.pt

tlf.: 234 370 833

fax: 234 370 835

UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro

Edifício 1

Campus Universitário de Santiago

3810-193 Aveiro

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias