conteúdos
links
tags
Conferências
Dias 30 e 31 de maio, na Universidade de Aveiro
Aveiro recebe congresso nacional sobre comunicação de ciência para construção de sociedade mais inclusiva
Aveiro recebe congresso nacional sobre comunicação de ciência para construção de sociedade mais inclusiva
Entre 30 e 31 de maio Aveiro será o palco do 7º Congresso de Comunicação de Ciência – SciComPT 2019, no qual a rede de profissionais de comunicação de ciência de Portugal irá debater o papel da comunicação e jornalismo de ciência para a construção de uma sociedade mais inclusiva. O Congresso será precedido do I Encontro Ibérico de Comunicação e Jornalismo de Ciência, reservado a grupos de trabalho com especialistas convidados de Portugal e Espanha.

Que práticas devem ser adotadas para que cada pessoa sinta a ciência como sua e se sinta próxima dos cientistas? A ciência está mesmo a chegar a todos e a todas? Que públicos são menos evidentes? Estas e outras questões serão debatidas pela comunidade de comunicadores de ciência de Portugal na 7ª edição do Congresso de Comunicação de Ciência – SciComPT 2019, coorganizado pela Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal – Rede SciComPT, pela Universidade de Aveiro e pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.

Nestes dois dias, durante os quais se esperam cerca de 200 participantes, serão apresentadas mais de 60 comunicações orais, 70 posters, e 8 sessões de debate – o programa detalhado está disponível aqui. O Congresso terá como oradora convidada Maria Vlachou, Consultora em Gestão e Comunicação Cultural e Diretora Executiva da Associação Acesso Cultura (biografia disponível aqui). Maria Vlachou tem promovido a nível nacional o debate sobre cultura e inclusão e na sua comunicação plenária no Congresso SciComPT 2019 irá falar sobre “Ser inclusivo: entre o paternalismo e o desejo de partilhar”.

O Congresso é precedido do I Encontro Ibérico de Comunicação e Jornalismo e Ciência, a 29 de maio, coorganizado pela Rede SciComPT e pela Asociación Española de Comunicación Científica – AECC. Doze especialistas convidados de Portugal e Espanha foram convidados a integrar três grupos de trabalho em diferentes áreas de atuação: jornalismo de ciência, museus e projetos inclusivos, e gabinetes de comunicação e unidades de cultura científica. As conclusões deste Encontro serão partilhadas numa mesa redonda, no primeiro dia do Congresso SciComPT 2019.

"Estes encontros anuais são muito importantes para que a jovem comunidade de comunicação de ciência possa crescer e maturar. É fundamental que consigamos aprender com os melhores exemplos, para que a cultura científica seja promovida assente no melhor conhecimento científico até à data e seguindo princípios fundamentais da ética e responsabilidade para com os cidadãos. A comunicação de ciência baseia-se numa relação de confiança entre os cientistas e a população, mediada pelos comunicadores, que se comprometem a honrar essa relação em todos os formatos criativos que encontrem para a sua promoção. É uma altura vibrante para o fazer, as pessoas querem saber de ciência e os cientistas querem falar sobre o seu trabalho”, explica Joana Lobo Antunes, Presidente da Rede SciComPT.

 

O Congresso SciComPT organiza-se anualmente em diferentes pontos do país, sempre em estreita colaboração com a organização local – em Aveiro não é exceção. “A Universidade de Aveiro, nos seus Institutos e Unidades de Investigação, possui diversos gabinetes de comunicação de ciência, e desde 2004 a Fábrica Centro Ciência Viva é a Unidade de Interface da Universidade de Aveiro dedicada à comunicação de ciência e envolvimento de público em ciência e tecnologia. Satisfaz-nos muito que o Congresso SciComPT2019 decorra em Aveiro para receber localmente todos os interessados e profissionais da área e debater a importância da comunicação de ciência em Portugal”, refere Pedro Pombo, Diretor da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e Coordenador da organização local do Congresso SciComPT 2019.

A Rede SciComPT foi criada a 18 de novembro de 2014 e tem por objetivos a promoção da comunicação de ciência em todas as suas vertentes, a promoção do intercâmbio entre profissionais da área e a promoção da participação informada dos cidadãos em todas as questões que envolvam ciência e tecnologia. O Congresso SciComPT resulta do enorme crescimento e diversificação da comunidade de profissionais que se dedicam à promoção da ciência em Portugal, constituindo-se como um ponto de encontro para trocar experiências, criar laços internacionais e desenvolver projetos de investigação relacionados com a comunicação de ciência.

 

imprimir
evento relacionado