conteúdos
links
tags
Campus
Docente do DAO nomeada
Teresa Fidélis é diretora regional do ICNF
Teresa Fidélis
Teresa Fidélis foi nomeada para o cargo de diretora regional do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Docente no Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO) da Universidade de Aveiro (UA), Teresa Fidélis é uma das referências nacionais na área do planeamento territorial e respetiva articulação com a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade.

O cargo assumido pela investigadora enquadra-se na criação da nova estrutura orgânica do ICNF que inclui cinco serviços desconcentrados ao nível das NUT II, incluindo o meio aquático contíguo.

O ICNF é um instituto público de regime especial, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio. Tem por missão propor e executar políticas integradas de ordenamento e gestão do território, em articulação com entes públicos e privados, nos domínios da conservação da natureza, da biodiversidade, das florestas e competitividade das fileiras florestais, e assegurar a coordenação da prevenção estrutural e gestão dos fogos rurais.

Esta nova orgânica pretende afirmar um caminho de prestígio institucional junto dos diversos agentes do território. As novas direções regionais do ICNF têm por objetivo contribuir para uma estrutura mais desconcentrada e orientada para os diferentes territórios, assente num profundo reforço do papel e competências dos serviços regionais, sem perda da necessária uniformidade na atuação, garantindo simultaneamente um aumento da proximidade territorial e capacidade de intervenção do instituto.

Doutorada em Ciências Aplicadas ao Ambiente pela UA, Teresa Fidélis é Master of Philosophy in Town and Country Planning pela Universidade de Manchester, Reino Unido, (1991) e licenciada em Planeamento Regional e Urbano pela UA (1987).

Professora no DAO, investigadora no Centro de Investigação em Governação, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) e no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), ambas unidades de investigação da UA, Teresa Fidélis é diretora do Programa Doutoral em Ciências e Engenharia do Ambiente da UA e docente em cursos de doutoramento e mestrado nas áreas do Planeamento Territorial, Avaliação Ambiental e Legislação Ambiental.

Presentemente coordena ou integra equipas de três projetos de investigação ((H2020-IA-776816-2), (FCT-PTDC/GES-AMB/28591/2017) e (H2020-SCC-2-730052)). Presentemente orienta seis alunos de doutoramento. É vogal especialista convidado do Conselho de Região Hidrográfica do Centro.

Teresa Fidélis tem desenvolvido investigação nos domínios do planeamento territorial e respetiva articulação com a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade.  É autora ou co-autora de três livros, nove capítulos de livros, vinte e dois artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica, cerca de quarenta artigos publicados em atas de conferências internacionais e nacionais e de outras publicações na sua área científica. Foi já orientadora de cinco teses de doutoramento e mais de trinta de mestrado concluídas.

Coordenou ou integrou equipas técnicas de elaboração de vários planos, nomeadamente do Plano Regional de Ordenamento do Território do Centro, dos Planos Municipais da Água dos Municípios envolventes à Ria de Aveiro e de diversos Planos Municipais de Ambiente, Planos Municipais Estratégicos e Agendas Locais 21. Colaborou em diversos processos de Avaliação Ex-Ante, Avaliação Ambiental Estratégica e Avaliação de Impacte Ambiental. Coordenou o Parecer da UA sobre a Classificação da Ria de Aveiro como SIC no âmbito da Rede Natura 2000 a convite do ICNF. Foi coordenadora do Grupo UARiadeAveiro promovido pela Reitoria da Universidade de Aveiro.

Integrou o Conselho Executivo do DAO, foi diretora da Licenciatura em Planeamento Regional e Urbano (Pré-Bolonha), foi presidente Júnior da Associação Europeia de Escolas de Planeamento (AESOP) e foi presidente da Comissão Instaladora da Administração da Região Hidrográfica do Centro, I.P., presidente da Administração da Região Hidrográfica do Centro, I.P. e presidente do Conselho de Administração da Sociedade Polis Litoral da Ria de Aveiro, S.A. (2009-2012). Teresa Fidélis foi membro do Conselho Nacional da Água e da Assembleia Municipal de Aveiro.

imprimir
tags
outras notícias