conteúdos
links
tags
Distinções
Prémio Inovação Segurex 2019
Aluno da UA participa no projeto premiado de veículo de bombeiros inovador
Projeto Eco Camões, da Jacinto, em que participa Rafael Oliveira, recebeu Prémio Inovação Segurex 2019
Chama-se Eco Camões e é um veículo. E não é um veículo qualquer, sendo o primeiro do mundo no seu género. Está a ser desenvolvido para combater fogos, terá controlo remoto e será elétrico. O projeto foi premiado na mais recente Segurex, feira de Segurança Proteção e Defesa, na FIL (Lisboa) e o design é da autoria de Rafael Oliveira, aluno do Mestrado em Engenharia e Design de Produto da Universidade de Aveiro, sob orientação dos docentes Paulo Bago d’Uva e Francisco Queirós de Melo.

O projeto de veículo de combate a incêndios totalmente elétrico e não tripulado que é único no mundo, projeto da  Jacinto-Jacinto Marques de Oliveira, construtora de veículos de combate a incêndios, foi apresentado pela primeira vez ao púbico na Segurex 2019, na FIL, de 8 a 11 de maio. A apresentação fez sucesso, de tal forma que o projeto foi galardoado com o Prémio Inovação Segurex 2019.

Da equipa que desenvolve o Eco Camões faz parte Rafael Oliveira, aluno do Mestrado em Engenharia e Design de Produto da UA e atualmente colaborador da Jacinto, orientado por Paulo Bago d’Uva, professor do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), e Francisco Queirós de Melo, professo do Departamento de Engenharia Mecânica.

Segundo a Jacinto, este projeto envolve um veículo 6×6 (29 ton) com a integração de cinco motores de 145 Kw cada, sendo quatro motores para a tração e um motor para a parte da extinção (Bomba). Possui 275 Kw de baterias para alimentar todo o sistema. O veículo cumpre todas as normas internacionais ICAO, NFPA e EN 1846 possibilitando que o veículo possa combater desde fogos industriais, florestais, florestais, urbanos e de aeroporto. Pode ser comandado até 1Km de distância, ou seja, o operador com um painel de controlo conseguirá visualizar todo o ambiente envolvente, controlando toda a parte de extinção (bomba, sistema de espuma, monitores…) e também a aceleração, travagem e direção do veículo.

imprimir
tags
outras notícias