conteúdos
links
tags
Ensino e Formação
Incluir para integrar
Biblioteca da UA dinamiza atividade para jovens com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento
https://www.ua.pt/file/56972
No dia 30 de abril, o Serviço de Apoio ao Utilizador com Necessidades Especiais (SAUNE) das bibliotecas da Universidade de Aveiro (UA) dinamizou a atividade “Pesquisar e localizar livros no catálogo das bibliotecas UA “. Esta atividade decorreu na Mediateca em colaboração com a aluna Marisa Maia do Programa Doutoral em Educação, ramo Diversidade e Educação Especial, cujo projeto de investigação se enquadra na temática “Desenvolvimento pessoal e socioprofissional de jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais em contexto universitário.”

Após a conclusão da escolaridade obrigatória há jovens com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento que gostariam de continuar a sua formação académica, ingressando no Ensino Superior, à semelhança dos seus colegas. Neste momento, encontra-se a decorrer no Departamento de Educação e Psicologia desta instituição, um projeto piloto a cargo da doutoranda Marisa Maia, sob orientação da Professora Doutora Paula Santos (UA) e da Professora Doutora Marilyn Espe-Sherwindt (Kent State University). Este projeto tem como objetivo incluir jovens adultos com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento no contexto universitário, tendo oportunidade de participar em unidades curriculares da oferta educativa da Universidade, bem como em unidades curriculares desenvolvidas especificamente para eles e noutras atividades académicas.

Em resposta ao convite da responsável deste projeto para acolher e incluir este grupo de jovens numa experiência de aprendizagem e partilha de conhecimento sobre as bibliotecas, o SAUNE dinamizou a atividade “Pesquisar e localizar livros no catálogo das bibliotecas UA”. Esta estruturou-se em três momentos:

  • realização de um jogo interativo (quebra-gelo) para os participantes se apresentarem;
  • apresentação do catálogo bibliográfico: as tipologias de publicações disponíveis, a forma de acesso ao catálogo e os diferentes tipos de pesquisa;
  • visita às bibliotecas da UA: Mediateca e Biblioteca do campus, para dar a conhecer os diferentes espaços existentes e colocar em prática os conteúdos apresentados anteriormente.

Localizado na Biblioteca do campus, o SAUNE apoia os alunos com necessidades especiais (cegos, baixa-visão, dificuldades motoras) no acesso à informação e ao conhecimento científico, através de práticas de acessibilidade na produção de conteúdos e recursos de informação inerentes à sua formação académica. O SAUNE tem também alargado a sua ação a outras áreas, nomeadamente a da sensibilização para as questões relacionadas com a inclusão e a acessibilidade digital.

Mais informação em: http://blogs.ua.pt/bibliotecaune/ 

imprimir
tags
outras notícias