conteúdos
links
tags
Distinções
Trabalho de Eduarda Morais em destaque no International Symposium in Green Chemistry 2019
Investigadora da UA conquista prémio internacional para melhor poster
A investigadora Eduarda Morais
Eduarda Morais, estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química do Departamento de Química (DQ) e do CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, na Universidade de Aveiro (UA), conquistou a 17 de maio o prémio de melhor poster no International Symposium in Green Chemistry 2019, em La Rochelle (França). A investigadora, distinguida pelo Jornal Green Chemistry, apresentou no encontro um trabalho centrado no desenvolvimento de membranas de nanocelulose bacteriana com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Desenvolvido com coautoria dos investigadores Mara Freire, Carmen Freire e Armando Silvestre, todos do DQ e do CICECO, e em colaboração com a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e com o iBiMED (UA), o trabalho de Eduarda Morais centra-se no desenvolvimento das referidas membranas por incorporação de líquidos iónicos derivados de ácidos fenólicos para aplicação tópica.

“A transformação dos ácidos fenólicos em líquidos iónicos confere a estes compostos uma maior solubilidade em água e consequentemente um aumento da sua biodisponibilidade”, explica a investigadora.

As membranas de nanocelulose com incorporação destes líquidos iónicos são assim “homogéneas, conformáveis, não-citotóxicas e possuem libertação controlada dos compostos”. Ensaios in-vitro foram realizados para confirmar as suas propriedades biológicas em duas linhas celulares. A permeação dos compostos foi igualmente avaliada através de testes de difusão utilizando pele humana. Este trabalho, que teve o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, demonstra assim o potencial destes novos biomateriais para o tratamento da pele.

Denominado "Bacterial nanocellulose membranes loaded with phenolic-based ionic liquids for cutaneous application", o trabalho completo pode ser consultado em https://doi.org/10.1016/j.carbpol.2018.10.051.

 

imprimir
tags
outras notícias