conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas até 13 de Junho de 2019
Bolsa Pós Doutoramento na área de Química ou áreas afins
Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Pós-doutoramento, no âmbito do Programa Integrado de I&D SusPhotoSolutions Soluções Fotovoltaicas Sustentáveis, CENTRO-01-0145-FEDER-000005 com o apoio financeiro do Programa Operacional Regional do Centro (Centro2020), através do FEDER, no âmbito do novo acordo de parceria PT2020.

Texto do anúncio

Área Científica: Química ou áreas afins.

Requisitos de admissão:

São requisitos de admissão obrigatórios (requisitos cumulativos e sob risco de exclusão):

  • Possuir Doutoramento em Ciências ou Engenharias, com preferência pelas áreas de Química, Engenharia Química, Física, Ciência ou Engenharia dos Materiais;
  • Ser autor de artigos científicos publicados em revistas internacionais do SCI (de preferência com bons fatores de impacto) numa das áreas científicas em que é aberto o concurso.

 

São requisitos preferenciais:

  • Experiência prévia de investigação na utilização de ferramentas computacionais, preferencialmente baseadas na teoria dos funcionais da densidade eletrónica, na elucidação de propriedades de materiais, nomeadamente, no cálculo de energias de interação e de propriedades espetroscópicas;
  • Experiência prévia na construção de modelos moleculares para posterior utilização em cálculos com o pacote de programas Gaussian (ou, em alternativa, Gamess-US ou ORCA);
  • Preferência a recém Doutorados.

 

Plano de trabalhos: Participação na Atividade 3 (Concentradores solares luminescentes, LSCs, leves e flexíveis à base de proteínas, contendo cromóforos que imitam a fotossíntese natural), nomeadamente na modelação da interação corante-hospedeiro (tarefa 3.4). Pretende-se estudar as interações entre o corante e as espécies hospedeiras com recurso a uma aproximação baseada na teoria do funcional da densidade eletrónica, após pesquisa conformacional prévia com um método semi-empírico.

 

Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) na sua atual redação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf) e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório Associado CICECO e no Departamento de Física da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica dos Doutores José R. B. Gomes e Sérgio M. Santos.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto para julho de 2019, podendo ser renovada até ao limite do prazo de execução do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 1509,80 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

Métodos de seleção: A avaliação das candidaturas basear-se-á na avaliação curricular dos candidatos e eventualmente numa entrevista individual que poderá ser feita caso o júri ache necessário. A avaliação curricular será realizada de acordo com os seguintes critérios:

  • Habilitações académicas e Curriculum vitae (60%);
  • Experiência profissional relevante no âmbito do perfil indicado (40%);

Valoração de avaliação curricular (100%) ou, caso o júri entenda necessário, será realizada uma entrevista aos 2 melhores candidatos com a respetiva valoração de avaliação curricular (70%) + entrevista (30%).

 

Composição do Júri de Seleção: Presidente do júri: Doutor José R. B. Gomes. Vogais: Doutor Sérgio M. Santos e Doutor Germán Pérez-Sánchez

.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por pontuação final obtida, afixada em local visível e público do Edifício dos Laboratório Tecnológicos (CICECO) da Universidade de Aveiro, sendo o candidato vencedor notificado através de e-mail.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O prazo de receção das candidaturas será 30 de maio a 13 de junho de 2019. As candidaturas deverão ser enviadas para o email jrgomes@ua.pt, indicando, no assunto, a referência SusPhotoSolutions-BPD15.

Das candidaturas deverão constar os seguintes documentos:

  • Curriculum vitae do candidato;
  • Certificados de habilitações, de formação complementar e de experiência profissional, e outros documentos comprovativos considerados relevantes
Número de vagas: 1
Tipo de contrato: Informação não disponível
País: Portugal
Localidade: Aveiro
Instituição de acolhimento: Universidade de Aveiro
imprimir
tags
outras notícias