conteúdos
links
tags
Divulgação de Ciência
Na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Aveiro acolhe Tabela Periódica colaborativa em croché feita por pessoas dos 5 continentes
Até ao final do mês de maio, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro acolhe uma Tabela Periódica gigante feita em croché. Esta Tabela Periódica resulta de um projeto colaborativo internacional que envolveu perto de 100 pessoas, de 14 países dos 5 continentes. Participaram crianças e adultos (mulheres e homens) com idades compreendidas entre os 6 e os 93 anos. Este projeto insere-se no programa comemorativo do Ano Internacional da Tabela Periódica promovido pela Escola de Ciências da Universidade do Minho, e durante 2019 tem estado em digressão por diversas instituições do norte ao sul do país.

A ideia nasceu na Universidade do Minho e para comemorar o Ano Internacional da Tabela Periódica (#IYPT2019), 100 pessoas, de 14 nacionalidades, agarraram nas agulhas e nas linhas e construíram uma peça com mais de 17 metros quadrados em croché.

O desafio do croché, coordenado pela bióloga Alexandra Nobre (STOL – Science Throught Our Lives/ Depto. de Biologia-Escola de Ciências da Universidade do Minho), habituada a divulgar ciência com recurso à arte e às manualidades, rapidamente se tornou num projeto colaborativo WIP (work in progress) e sem fronteiras. O objetivo foi fazer algo diferente, que tivesse impacto e que ganhasse a atenção das pessoas para os 150 anos da Tabela Periódica que se comemoram este ano.

O desafio foi lançado em junho de 2018 junto de amigos, contactos nas universidades, cientistas e escolas, com recurso às redes sociais, que foram determinantes na disseminação do projeto pelo mundo.

Para participar bastava seguir orientações simples: escolher um elemento químico, obedecer à cor correspondente, crochetar um retângulo em formato A4 e em ponto à escolha, fazer um rebordo a branco, aplicar as letras e algarismos correspondentes ao símbolo químico e ao número atómico (a preto), usar técnica livre.

Desde março deste ano que a Tabela Periódica em croché tem estado em digressão, passando por diversas instituições de norte a sul do país.

Pode agora ser visitada na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h00, e sábados e domingos, das 10h00 às 18h00, até ao final do mês de maio. A entrada é livre.

 

 

 

imprimir
evento relacionado