conteúdos
links
tags
Campus
Reativar e aprofundar ação de cooperação entre as duas universidades
UA recebe delegação da Universidade de Goa
Delegação da Universidade de Goa visita a UA
Uma delegação da Universidade de Goa visita à Universidade de Aveiro (UA), a 14 e 15 de maio, para analisar possíveis formas de reativar e profundar relações de cooperação entre as duas instituições. Para além de uma visita a alguns departamentos, laboratórios e unidades de investigação da UA, o programa inclui um encontro com a equipa reitoral, com docentes e investigadores interessados em desenvolver parcerias com esta Universidade, com professores e alunos indianos da UA e com alguns empresários da Região.

A comitiva goesa é constituída por Koshy Tharakan, Diretor da área de Cooperação Internacional e Intercâmbio, Kaustubh S. Priolkar, Diretor da área de Desenvolvimento da Investigação e Mobilização de Recursos, e por Delfim Correia da Silva, antigo aluno da UA e Diretor do Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões em Goa, um dos 43 centros de língua portuguesa no mundo.

O Camões – Centro de Língua Portuguesa de Goa foi inaugurado no dia 10 de junho de 2000 e tem como objetivo prioritário a promoção da Língua e da Cultura Portuguesas, através da formação de professores e de formadores; a organização de oficinas de trabalho, de leitura e de escrita, para professores de Português; a criação de cursos de Língua Portuguesa; e o funcionamento de uma biblioteca.

A Universidade de Goa e a Universidade de Aveiro partilham não apenas o facto de serem universidades jovens, com menos de 50 anos, mas também um conjunto de interesses que decorrem da sua proximidade ao mar e do investimento realizado no turismo económico e industrial e nos recursos marinhos. Partilham, ainda, um património histórico através da sua relação com a língua e cultura portuguesas, na qual a história comum de Portugal e da Índia adquire um valor simbólico.

Exemplo disso é o facto da Universidade de Goa integrar um Departamento de Português e Estudos Lusófonos desde 1987, onde decorre um mestrado com o mesmo nome, e que acaba de anunciar a criação de um Bacharelato em Português. Para além disso, a Universidade de Goa mantém uma relação bastante próxima com o Instituto Camões, tendo recebido a Cátedra JH Cunha Rivara, a única Cátedra de Estudos Portugueses na India, com o objetivo de servir de ponto de partida para a criação de um doutoramento em estudos transdisciplinares, na área das Humanidades e Ciências Sociais, no qual a UA pode ser um potencial parceiro.

As universidades de Aveiro e de Goa assinaram em 1998, o seu primeiro memorando de cooperação, no sentido de promover o intercâmbio de docentes e alunos para o desenvolvimento de projetos de investigação conjuntos. Em 2004 essa parceria foi revalidada. Quinze anos depois pretende-se reavaliar os termos desses acordos, por forma a intensificar as relações de cooperação existentes e reestabelecer parcerias com a India, e com Goa em particular, ao nível da mobilidade docente e discente, intercâmbio de conhecimento e das relações com empresas.

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias