conteúdos
links
tags
Cultura
No Museu de Aveiro, até 1 de setembro
Universidade de Aveiro organiza mostra na exposição "Aveiro.EU_ Arte Ciência e Cultura"
Inauguração da exposição
A exposição "Aveiro.EU_ Arte Ciência e Cultura" foi inaugurada no dia do município de Aveiro, 12 de maio, e estará patente até 1 de setembro no Museu de Aveiro. Nesta exposição a Universidade de Aveiro (UA) apresenta a mostra "O cartaz da Europa para a Europa", com base nos seus acervos documentais e museológicos.

"O cartaz da Europa para a Europa"

O núcleo expositivo que a UA organizou para a exposição Aveiro.EU_ Arte Ciência e Cultura propõe uma abordagem gráfica e imagética ao tema Europa com base na vastíssima coleção de cartazes de que esta Universidade dispõe.  A seleção foi proposta por Helena Barbosa, docente do departamento de Comunicação e Arte da UA e investigadora no ID+ Instituto de Investigação em Design. Media e Cultura e organizada pelos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da UA.

A presente mostra abraça o tema Europa através do acervo de cartazes existente na Universidade de Aveiro e cuja representatividade se deve ao colecionador Francisco Madeira Luís. O período compreende as datas de 1979 a 2008, no entanto, a sua organização no museu foi realizada segundo o design dos cartazes, em conjunto com as dimensões dos mesmos, refletindo a diversidade inerente às sub-temáticas apresentadas. A esse nível procurou-se ilustrar vários conteúdos dos quais se destacam: a juventude, racismo, direitos humanos, sociedade, eleições, celebrações e aniversários. Paralelamente, interessou nesta mostra revelar diversos discursos estéticos decorrentes de várias interpretações autorais conhecidas e desconhecidas que refletem o programa de cada cartaz.”

Esta proposta expositiva com 23 cartazes é uma simbólica mostra da vasta coleção de cartaz (cerca de 30 mil) maioritariamente portugueses recolhidos entre 1960 e a atualidade e que integram os acervos museológicos dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro. Foram estes serviços que assumiram a organização e produção do núcleo expositivo apresentado.

A exposição "Aveiro.EU_ Arte Ciência e Cultura"

Esta exposição organizado pelo municipio de Aveiro e o Museu de Aveiro/ Santa Joana integra vários núcleos:

- A arte como embaixadora de Aveiro na Europa

- O documento gráfico como testemunho da presença de Aveiro na Europa

- A história da integração europeia

- O cartaz da Europa para a Europa

- Aveiro e a Europa hoje. Dos laços de amizade à aposta no desenvolvimento e na coesão territorial.

A Universidade de Aveiro e o Centro Europe Direct de Aveiro são parceiros desta iniciativa e responsáveis pela proposta e organização de dois dos núcleos expositivos apresentados.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias