conteúdos
links
tags
Conferências
14 de maio, no Auditório Carlos Borrego, DAO
Jornadas de Economia
Jornadas de Economia
O Núcleo de Estudantes de Economia (NEEC) da Associação Académia da Universidade de Aveiro (AAUAv) está a organizar as primeiras Jornadas de Economia na Universidade depois de uma interregno de muitos anos. A decorrer durante o dia 14 de maio, no Auditório Carlos Borrego, no DAO, estas jornadas estarão subordinadas aos temas das criptomoedas, do futuro do mercado de trabalho e do ensino superior, com especial enfoque no tema da abolição das propinas.

Após a credenciação, a sessão de abertura contará com as intervenções do Coordenador do NEEC-AAUAv, Bruno Vilhena, da Diretora da Licenciatura em Economia, Marta Ferreira Dias, de Margarita Robaina, em representação da Direção do DEGEIT e do Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, Eduardo Anselmo Castro.

O primeiro tema em debate nas Jornadas de Economia estará subordinado às Criptomoedas e Inovação Económica e contará com a presença de António Vilaça Pacheco (escritor e empreendedor), Hélder Sebastião (Universidade de Coimbra), José Cardoso de Matos (BTEN Business Talent Enterprise Network) e Rita Bairros (Banco de Portugal) e será moderado por Mara Madaleno (Universidade de Aveiro).

Após um almoço livre, a primeira sessão da tarde será sobre o futuro do mercado de trabalho e espera-se um debate sobre o que podem esperar os estudantes de Economia após abandonarem o Ensino Superior, sobre as perspetivas e tendências do mercado de trabalho, bem como uma reflexão sobre as competências e capacidades adquiridas ao longo do seu percurso. Este painel contará com a presença de Nuno Simões (PwC), Caroline Alberto (Michael Page), Sílvia Jorge (Universidade de Aveiro), Mara Madaleno (Universidade de Aveiro) e Hugo Figueiredo (Universidade de Aveiro) e com a moderação de Marta Ferreira Dias (Universidade de Aveiro).

Para terminar o último debate do dia será sobre o futuro do ensino superior, com especial enfoque no debate sobre a abolição das propinas. Este painel será moderado por Hugo Figueiredo e contará com a presença de Joana Sá Pereira (advogada, Partido Socialista), Rui Tavares (historiador, LIVRE), Margarida Mano (Universidade de Coimbra, Partido Social Democrata).

Contará ainda com um momento em que será apresentado o programa RISE for Impact dedicado ao desenvolvimento de projetos dedicados ao empreendedorismo social e com foco em alunos recém-licenciados e empreendedores com experiência prévia, em que os participantes no projeto poderão vir a ser alvo de remuneração.

Na sessão de encerramento, contar-se-á com as intervenções da Diretora do Mestrado em Economia, Mara Madaleno, do Presidente da AAUAv, António Alves, e do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves.

Após o evento, na Alameda da Universidade, em frente ao DEGEIT, ocorrerá um convívio para todos os participantes do evento e para a restante Comunidade Académica, em geral.

Estas Jornadas pretendem-se abertas e toda a Comunidade Académica pois acreditamos que estas questões extravasam o contexto económico e são do interesse de todos os atores da Academia e, por isso, contamos com a presença de todos.

As inscrições estão abertas até dia 13 de maio através do seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf2K1iQusDPKWj6TZIlnaFPhwlL5SBbcUpdEs45Xcvfw0A1mg/viewform?fbclid=IwAR1tavMpO2pExbbiFjJQadTLD7GNs4nK-l2qiBqFs23BSF8-bTlyKA-CuZ0.

Para acompanhar todas as novidades do evento visita o Facebook: https://www.facebook.com/JornadasDeEconomia

 

imprimir
evento relacionado