conteúdos
links
tags
Conferências
Programa inclui palestras e inauguração de exposição sobre Paleoarte
Ilustradores falam sobre “Paleoarte” no DBio/UA
Paleoarte é tema de palestras no DBio promovidas pelo Laboratório de Ilustração Científica
Dois ilustradores de referência, com experiência em Paleoarte, são formadores no âmbito do Curso de Formação em Ilustração Científica da Universidade de Aveiro (UA) e oradores em palestras paralelas. Mauricio Antón é investigador e ilustrador científico, com livros publicados e trabalhos em documentários produzidos em colaboração com a BBC e a National Geographic. Rodolfo Nogueira desenvolveu e publicou uma metodologia científica para reconstituir animais extintos chamada Paleodesign. Possui trabalhos em museus nacionais e em países. As palestras estão agendadas para dias 10 e 27 de maio.

O campo da "paleoarte" e da paleontologia/paleobiologia despertam a admiração e fascínio de especialistas e do público em geral, escreve Fernando Correia, diretor do Laboratório de Ilustração Científica do Departamento de Biologia (DBio) da UA e coordenador do CFIC. Os "paleoartistas", considera, fazem ‘renascer’ das brumas do tempo seres que se encontram extintos, por vezes, há centenas de milhões de anos. Através da ilustração, mostram como esses animais (vertebrados ou invertebrados) poderiam ter sido em vida. Cada reconstituição desses estranhos seres — enquanto hipótese de investigação gráfica construtiva, que resulta da estreita colaboração entre paleontólogos, biólogos e ilustradores paleontológicos — acolhe cada vez mais entusiastas. 

O Laboratório de Ilustração Científica (LIC) do DBio oferece duas palestras sobre esta temática, ministradas por dois especialistas internacionalmente reconhecidos — Mauricio Antón e Rodolfo Nogueira. 

Ambas são de acesso livre a toda comunidade DBio, academia da UA  e público em geral.

Programa:

- 10 de maio Anfiteatro do DBio (anf. 8.1.43), das 14h00 às 15h00

A “paleoarte” e a reconstituição da vida do passado/Mauricio Antón (Espanha)

- 10 de maio, DBio, 15h00

Inauguração exposição “Explorando o passado remoto: ilustrações paleontólogas de Mauricio Antón”

No final da palestra, far-se-á um breve percurso para inauguração e descoberta da exposição “Explorando o passado remoto: ilustrações paleontólogas de Mauricio Antón”, na companhia do autor. Esta exposição temporária estará patente na Galeria ExpoDBIO (Departamento de Biologia da UA), de 10 de maio a 7 de junho.

- 27 de maio, Anfiteatro do DBio (anf. 8.1.43), das 17h00 às 18h00

A Paleoarte e a Educação do Futuro /Rodolfo Nogueira (Brasil)

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias