conteúdos
links
tags
Desporto
Treinos começaram a 8 de maio e repetem-se a 15 de maio
Polybat – ténis de mesa adaptado na Universidade de Aveiro
Começaram os treinos de polybat, uma espécie de ténis de mesa adaptado
Que tal começar a praticar um novo desporto inclusivo, o Polybat? Os treinos de Polybat, atividade desportiva para todos, incluindo pessoas com deficiência, começaram a 8 de maio, na sala polivalente do Pavilhão Prof. Doutor Aristides Hall. A iniciativa contou com a presença do Pró-reitor para a área desportiva, Manuel Senos Matias, e de Carlota Leão da Cunha, técnica da FPDD (Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência). O treino repete-se a 15 de maio, às 16h00.

O Polybat, também designado por ténis de mesa lateral, teve origens em Inglaterra em meados dos anos 1980. Esta atividade surgiu como uma alternativa recreativa para todos aqueles que não possuíam o perfil ou não conseguiam praticar o Ténis de Mesa convencional, assim como indivíduos com distrofia muscular, paralisia cerebral, lesões vertebro-medulares, traumatismo craniano e deficiência intelectual.

É utilizada, para esta atividade, uma mesa de 1,2 metros por 2,4 metros, com proteção nas laterais para que a bola não saia pelos lados da mesa. Cada jogador usa um bastão para rebater a bola ao longo da superfície da mesa, contra o seu oponente. O objetivo é rebatê-la a fim de lançá-la para fora do lado adversário ou forçar falta e ganhar o ponto.

O jogo pode ser disputado até aos 11 pontos (jogo curto) ou 21 pontos (jogo longo) e a cada 2 pontos os jogadores trocam de serviço. A bola deve tocar pelo menos uma vez numa parede lateral antes de o adversário rebater a bola. O bastão deve manter contato com a mesa (é arrastado) e a bola deve ser lançada diretamente ou de encontro às laterais.

O Polybat torna-se assim uma atividade inclusiva que permite que qualquer pessoa, independentemente da sua condição física ou idade, a pratique. É um jogo simples, com regras fáceis, dinâmico, divertido, que possibilita ao participante uma vivência motora, cognitiva, recreativa e social.

Estão agendados treinos semanais de Polybat na UA, sendo o próximo já na próxima quarta-feira, 15 de maio, a partir das 16h00, na sala polivalente do pavilhão da UA, o Pavilhão Prof. Doutor Aristides Hall. Depois deste primeiro treino, os treinos ficam marcados para as quartas-feiras, das 16h30 às 17h30.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias