conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 19 de junho, a partir das 9h30, Edifício da Reitoria
UA promove Conferência nacional “Bolonha – 20 anos depois”
No próximo dia 19 de junho, assinalam-se os 20 anos da assinatura da Declaração de Bolonha, um dos principais marcos do processo homónimo – o Processo de Bolonha – que tem ao longo dos anos transformado o ensino superior europeu. A UA promove, nesse mesmo dia, a partir das 9h30, no Edifício da Reitoria, uma conferência nacional de reflexão e debate sobre a implementação e o futuro do Processo de Bolonha. A participação na iniciativa é gratuita e aberta a toda a comunidade.

A conferência, que conta com apoio institucional do CRUP e do CCISP, está estruturada em quatro perspetivas: a das instituições de ensino superior, a da "sociedade civil", a dos estudantes e a da política/governativa. O programa completo será divulgado brevemente.

Na perspetiva de Jorge Adelino Costa, Vice-reitor para o Ensino e Formação, “estas datas simbólicas são sempre excelentes pretextos para promovermos a reflexão sobre o passado e a discussão sobre os desafios que o futuro nos impõe”. Tendo em conta a importância do Processo de Bolonha na transformação do ensino superior europeu, explica Jorge Adelino da Costa, “tomámos a iniciativa de promover este evento e de criar mais uma oportunidade para que o tema seja debatido. O facto de o professor Eduardo Marçal Grilo, enquanto Ministro da Educação, ter sido o signatário da Declaração por Portugal foi um argumento adicional para realizarmos este evento, tendo em conta o cargo de Presidente do Conselho Geral que hoje exerce na UA”.

Relativamente ao programa, Jorge Adelino Costa afirma que “será composto por oradores reconhecidos, nacionais e internacionais, com diferentes intervenções no Processo e, naturalmente, com perspetivas distintas”.

Mais informações em http://www.ua.pt/bolonha20anos/

imprimir
tags