conteúdos
links
tags
Bolsas
Candidaturas abertas até 05 de julho de 2019
Bolsa de Investigação para Mestre em área de Engenharia Química, ou áreas afins
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do projeto “AllNat – Utilização de solventes eutécticos de origem natural na extração de compostos bioativos de resíduos de plantas” (POCI-01-0145-FEDER-030463), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), nas seguintes condições:

Área Científica: Engenharia Química, ou áreas afins.

 

Requisitos de admissão: Mestrado Integrado em Engenharia Química ou Licenciatura + Mestrado em Engenharia Química ou áreas afins, com média igual ou superior a 16 valores e experiência de investigação na extração de compostos bioativos de plantas.

 

Plano de trabalhos: O trabalho a ser desenvolvido enquadra-se no âmbito das atividades 6 e 7 do Projeto relacionadas com a Pré-concentração dos extratos e seu fracionamento:

Os extratos são misturas complexas que contêm moléculas de grande polaridade, em que os compostos fenólicos estão diluídos na solução aquosa DES. É necessário desenvolver um processo de pré-concentração desses compostos utilizando o particionamento de solvente. Duas estratégias diferentes serão testadas: 1-Extração com um solvente orgânico. Acetato de etila ou 1-butanol serão testados para originar uma fase líquida não miscível com a solução aquosa de DES original. 2-Formação de um sistema bifásico aquoso. De acordo com o conteúdo de água e composição do DES selecionado, o SAB será preparado pelo, de preferência, adicionando água+acetonitrilo, água + álcool ou água + polímero (e, se necessário, um sal) para a fase aquosa do DES. Em ambos os casos, estudos de equilíbrios de fase serão executados para avaliar a formação de duas fases líquidas estáveis

 

 

Legislação e regulamentação aplicável: A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) na sua atual redação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2018.pdf) e o Regulamento de Bolsas de Investigação Científica da Universidade de Aveiro – Regulamento n.º 341/2011, publicado em Diário da República, 2ª série, n.º 98, de 20 de Maio.

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, Departamento de Química. Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Professor João A. P. Coutinho

 

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em setembro de 2019, eventualmente renovável até ao final do projeto.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 989,70 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente.

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão a avaliação (Av.) curricular dos candidatos com a respetiva valoração de:

1) Habilitações literárias e média de licenciatura (50%)

Média de mestrado+licenciatura (0-5 valores)

2) Atividade científica desenvolvida anteriormente (50%)

Experiência na extração de compostos bioativos de plantas (0-5 valores)

 

Caso o júri assim o entenda poderão ser feitas entrevistas aos 3 candidatos melhor classificados sendo então a classificação atribuída como

 

Av.Final = 0.2 * Av. entrevista + 0.8 * Av. curricular

 

Composição do Júri de Seleção: Prof. João Araújo Pereira Coutinho (presidente), Doutora Mara Guadalupe Freire Martins (vogal), e Prof. Sónia Patrícia Marques Ventura (vogal)

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e público do(a) Departamento de Química da Universidade de Aveiro, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio eletrónico.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 24 de junho a 05 de julho de 2019.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o Prof. João A. P. Coutinho no endereço jcoutinho@ua.pt

imprimir
tags
outras notícias