conteúdos
links
tags
Campus
Primeira edição da maior mostra de competências da UA excede expectativas
Cerca de 10 mil visitantes no XPERiMENTA Universidade de Aveiro
Reitor visitou o XPERiMENTA Universidade de Aveiro e constatou o sucesso do evento
Expectativas excedidas tendo em conta que se tratava de uma primeira edição do XPERiMENTA Universidade de Aveiro. O maior evento anual de demonstração de competências e potencialidades da Universidade de Aveiro (UA) realizou-se a 29 e 30 de abril, centrado no Pavilhão Polidesportivo Prof. Dr. Aristides Hall, em simultâneo com as Competições Nacionais de Ciência (CNC), promovidas pelo PmatE e cujas provas decorreram no Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico, ali ao lado. Calcula-se que cerca de 10 mil visitantes tenham experimentado o XPERiMENTA Universidade de Aveiro.

O Reitor da UA dava nota do sucesso desta primeira edição do evento, após a visita que fez à mostra tecnológica, parte integrante e central do XPERiMENTA que decorria no Pavilhão localizado no campus de Santiago, acompanhado pelo Vice-reitor Artur Silva e a Pró-reitora Sandra Soares.

Paulo Jorge Ferreira sublinhou os ganhos mútuos que se conseguiram com a articulação das datas entre os dois eventos. Na semana anterior ao evento, contabilizavam-se quase 5000 registos no XPERiMENTA UA, aos quais se somaram outro tanto em visitantes em nome individual e grupos, só para a mostra tecnológica, que não careciam de registo. Recorde-se que, para além da mostra, o evento incluía visitas guiadas, espetáculos e shows de ciência.

O Reitor salientou a “boa representação” e o panorama alargado de saberes que o evento deu da UA, incluindo Ciências Sociais e Humanidades, Ciências Exatas, Ciências Naturais e Tecnologias, da vertente politécnica à universitária, “cumprindo os objetivos” com eficácia. Ou seja, com atividades interessantes e direcionadas para um público escolar diversificado – dos mais pequenos ao 12º ano de escolaridade – e proveniente de tão distintas partes do país. São exemplo, os grupos escolares provenientes de Caminha, Chaves e Castelo Branco, entre vários outros e para além dos originários da região de Aveiro.

CNC: mais de 8500 estudantes em 2019

As CNC, por seu lado, juntaram no campus da UA milhares de alunos que se deslocaram de escolas de vários pontos do país para a fase final das provas. Ao longo dos dois dias, as CNC contabilizaram 8567 alunos participantes de 278 escolas que realizaram um total de 8076 provas.

Colocaram-se à prova os conhecimentos da comunidades escolar nas áreas da matemática, português, inglês, química, física, geologia, biologia e literacia financeira depois de mais de 8 000 estudantes terem participado nas CNC em Rede, a 13 de março.

Na edição de  2019, assinalaram-se 29 anos das CNC, promovidas pelo PmatE, projeto da UA para desenvolvimento e aplicação de tecnologias da comunicação na promoção do sucesso escolar desde o 1.º ciclo do ensino básico ao ensino superior.

A UA atribuiu, aos primeiros classificados da prova “Mat12”-12.º ano, um prémio de mérito em valor igual ao da propina aplicada na UA para o ano letivo 2019/2020. Aos primeiros classificados das provas “Mat12”-10.º e “Mat12”-11.º, GVIDA e FQuest, a UA oferecerá a inscrição na Academia de Verão 2019.

PREMIADOS CNC 2019

Provas do 2º Ciclo do ensino Básico

MaisMat - Prova de Matemática, 5º ano EB

- Equipa vencedora: Maismat13 (Luís Miguel Oliveira Tadeu Silva, Joana Bastos), Colégio "Casa Mãe" (Porto);

MaisMat, 6º ano

- Equipa vencedora: Os Triângulos (Ricardo José Magalhães Ferreira, Ana Margarida Rocha Ferreira), Escola Básica D. António Ferreira Gomes, Milhundos, Penafiel.

MaisMat Escolas

- Escola vencedora: Colégio "Casa Mãe"

 

Dar@Lingua – Prova de Português do 2º ciclo

Dar@lingua 5º ano

- Equipa vencedora: FLÁVIO 7 (Ana Clara de Soares Faria, Alice Macho Soares), Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves, Povoa de Varzim

Dar@lingua 6º ano

- Equipa vencedora: paulosexto-01 (Pedro de Carvalho Lima, Gonçalo Lascasas de Sousa), Externato Liceal "Paulo VI", Porto

 

Prémios escola Dar@lingua 2º Ciclo ensino básico

- Escola vencedora: Externato Liceal "Paulo VI"

 

nat@web – Prova de Ciêncicas Naturais do 2º ciclo

 

nat@web 5º ano

- Equipa vencedora: FLÁVIO 2 (João Carolino Bento, Afonso Rodrigues Alves Morim), Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves, Povoa de Varzim

 

nat@web 6º ano

- Equipa vencedora: EBSQF5_6natweb (Lourenço Rodrigues Fontes Gapo da Costa, Diogo José Marques Rodrigues), Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, Coimbra

 

natweb – Prémios escola

- Escola vencedora: Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves, Povoa de Varzim

 

Provas do Ensino Secundário

 

Mat12 – Prova de Matemática

 

Mat12 – 10º ano

- Equipa vencedora: Colégio Casa-Mãe 1 (Luís Du, Carina Gomes), Colégio "Casa Mãe", Porto

 

Mat12 – 11º ano

- Equipa vencedora: Colégio Casa-Mãe 15 (Teresa Isabel Teixeira Ferreira, João Carlos Gomes de Madureira Mesquita Vieira), Colégio "Casa Mãe", Porto

 

Mat12 – 12º ano

- Equipa vencedora: Diogo Silva (Diogo Filipe Baptista da Silva, Aluno Virtual), Escola Secundária Damião de Goes, Alenquer

 

Mat12- Prémio escola

- Escola vencedora: Colégio "Casa Mãe"

 

FQuest- Prova de Físico-Química para o 10º e 11º anos

 

FQuest - equipas

- Equipa vencedora: Metanos (Diogo Filipe Mesquita Cordeiro, Diogo Azevedo), Externato Liceal "Paulo VI", Porto

 

FQuest – escolas

- Escola vencedora: Externato Liceal "Paulo VI"

 

gvida  – Prova de Biologia e Geologia para os 10º e 11º anos

 gvida – equipas

- Equipa vencedora: Silicatados (Pedro Brandão Carneiro, Diogo Azevedo), Externato Liceal "Paulo VI", Porto

 

gvida – escolas

- Escola vencedora: Externato Liceal "Paulo VI"

imprimir
tags
outras notícias