conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 22 de maio, na sala 21.2.20, Departamento de Comunicação e Arte
Conferência CEEMP: “Relações entre a Formação do Mestre de Banda da Bahia e Três Currículos de Graduação”
Banda de Abrunhosa do Mato
Joel Luis Barbosa e Aurélio Nogueira de Sousa, da Universidade Federal da Bahía (UFA), estarão no Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA) para apresentar a conferência “Relações entre a Formação do Mestre de Banda da Bahia e Três Currículos de Graduação”. Realizado no âmbito do Ciclo de Conferências em Etnomusicologia e Estudos de Música Popular, do INET-md/UA, o evento decorre a 22 de maio, pelas 15h00, na sala 21.2.20 do DeCA.

Esta conferência aborda as relações entre cursos de graduação de música e a formação e trabalho de maestros de banda de música. Partindo da análise dos currículos de dois cursos de graduação da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, no Brasil, e um do VanderCook College of Music de Chicago, nos EUA, os autores argumentam a favor de um ensino que dê centralidade à performance e que assegure a continuidade das tradições musicais na Bahia, um Estado onde as bandas de música têm uma tradição centenária (com mais de 150 anos) e uma forte expressão (com mais de 120 bandas de música).

A conferência decorre no âmbito do projeto "A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais - 1880-2018", que tem como objeto de estudo a participação na vida musical em contextos relacionais face-a-face de pessoas que comummente não se assumem como ‘músicos’, o que constitui um modo relevante de criação e produção cultural. Tocar numa banda filarmónica ou num grupo etnográfico, cantar num coro, integrar uma performance em espaço público, são exemplos de participação na vida social que estão no centro da investigação desenvolvida no projeto. O projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia/MCTES, através de fundos nacionais e cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do acordo de parceria PT2020.

Biografias

Joel Barbosa é professor titular da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, atuando na área de clarineta, música de câmara e pedagogia de instrumentos musicais. É também orientador dos programas académico e profissional de pós-graduação em música desta universidade, nas áreas de performance e educação musical. Além disso, tem coordenado projetos sociais na extensão. Nestes projetos, realiza também pesquisas na área pedagógica, desenvolve materiais didáticos e treina alunos da UFBA para trabalharem com a educação musical coletiva com instrumentos musicais. Os seus artigos têm sido publicados pela ABEM, ANPPOM, ISME, IJCM e PPGMUS.

Aurélio Nogueira de Sousa possui Graduação em Ensino Musical Escolar (2009), e Mestrado em Educação Musical (2015) EMAC-UFG. Atualmente frequenta o doutoramento em educação musical na Universidade Federal da Bahia sobre a orientação do Dr. Joel Barbosa na linha de pesquisa Ensino Coletivo de Banda de Música. É Professor Efetivo da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás, onde é também Maestro da banda CEPI Ismael Silva de Jesus.

imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias