conteúdos
links
tags
Publicações
Publicação apresentada a 13 de abril, no Museu da Cidade de Aveiro (perto do Rossio)
José Eduardo Rebelo lança “O LUTO: Vivências, Superação e Apoio”
José Eduardo Rebelo lança ¿O LUTO: Vivências, Superação e Apoio¿¿
O livro “O LUTO: Vivências, Superação e Apoio”, da autoria de José Eduardo Rebelo, professor da Universidade de Aveiro (UA), foi apresentado a 13 de abril, no Museu da Cidade de Aveiro (perto do Rossio). Na apresentação do livro participaram Maria Teresa Roberto, professora do Departamento de Línguas e Culturas da UA, e António Mamede Albuquerque, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

A obra constitui um ensaio amadurecido em um quarto de século de investigação científica, ação comunitária e experiência pessoal, onde: - se desenvolvem conceitos incontornáveis para a compreensão da origem e desenrolar das reações a uma perda pessoal profunda; - se descreve o Modelo de Vivências do Luto Sadio – “Clepsidra”, que ilustra os detalhes da desconstrução do relacionamento afetivo entre a pessoa em luto e o ente querido; - se apresenta um guia prático para o Apoio ao Luto, assente no Modelo de Vivências e experimentado com muito sucesso pelos Conselheiros do Luto que colaboram com a APELO.

José Eduardo Rebelo é ainda autor dos livros “Desatar o Nó do Luto” e “Amor, Luto e Solidão”. É doutorado em Biologia e Professor da Universidade de Aveiro. Em consequência de um doloroso revés pessoal, tem-se dedicado, também, ao estudo da temática do luto. Concluiu um mestrado em Psicologia da Saúde e Intervenção Comunitária e tem publicado livros e artigos científicos, em Portugal e no Brasil. Fundou e dirige a APELO, a Sociedade Portuguesa de Estudo e Intervenção no Luto, o Observatório do Luto em Portugal e o Espaço do Luto. Criou e coordena o curso de Conselheiros do Luto e o Grupo de Investigação em Estudos Científicos do Luto. 

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias