conteúdos
links
tags
Campus
“Feira da Indústria do Futuro” decorre em Guimarães com a UA e a presença de membros do Governo
UA presente no lançamento da segunda fase do programa “Indústria 4.0 – Economia Digital”
UA participa na Feira Indústria do Futuro em Guimarães
A Universidade de Aveiro (UA) está presente no lançamento da segunda fase do programa “Indústria 4.0 – Economia Digital”, programa do Governo Português, que pretende mobilizar a transformação digital da indústria portuguesa. O lançamento da segunda fase do programa “Indústria 4.0” inclui a “Feira da Indústria do Futuro”, em Guimarães, dia 9 de abril, das 10h00 às 17h00, com um programa de que fazem parte sessões temáticas paralelas. A UA faz parte do circuito de exibição do evento nesta mostra tecnológica, “Feira da Indústria do Futuro”.

Em exposição vão estar tecnologias de apoio à manufatura aditiva da Escola Superior Aveiro Norte (ESAN) e novos produtos desenvolvidos no âmbito do Projeto UA/ Bosch TT. São projetos representativos do potencial da UA para o fortalecimento da indústria nacional no campo da i4.0, resultados da cocriação entre a indústria e a academia.

O programa comtempla ainda debates sobre temas centrais relacionados com a temática da digitalização da economia portuguesa, como ciber-segurança, financiamento, inteligência artificial, e-commerce, e work 4.0. Em torno do debate sobre Work 4.0 estará Pedro Fonseca, professor do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da UA, e Carla Sequeira, da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), moderada por Cristina Barros, coordenadora do Eixo 3 do Incode 2030.

Na sessão plenária, com inicio às 16h00, serão apresentadas as medidas que integram a segunda fase do programa, entre as quais o Projeto Shift to 4.0, no qual a UA é um dos parceiros. Esta sessão deverá contar com a presença do Primeiro Ministro, António Costa, o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e Secretário de Estado da Economia, João Correia Neves.  A UA estará representada pelo Vice-reitor Eduardo Anselmo Castro, por José Martinho Oliveira, Diretor da ESAN, e por Celeste Varum, coordenadora do Projeto Shift 4.0 na UA. 

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias