conteúdos
links
tags
Conferências
Evento decorre a 10 de abril no edifício da Assembleia Municipal de Aveiro
Conferência do projeto H2020 ClairCity debate qualidade do ar e participação pública
Projeto ClairCity é uma parceria internacional com entidades da região de Aveiro
Conferência anual da equipa ClairCity que envolve a Universidade de Aveiro (UA) e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) decorre a 10 de abril, no edifício da Assembleia Municipal de Aveiro. Visões sobre uma mobilidade sustentável na CIRA; poluição atmosférica: impactos na saúde; o papel da indústria na melhoria da qualidade do ar e redução da pegada de carbono, a importância da bicicleta na CIRA. Estes são alguns dos temas em debate na conferência anual do projeto internacional ClairCity-Citizen-led air pollution reduction in cities, em que participam a UA e a CIRA.

Com um total de 130 inscritos de mais de 10 países, a conferência anual do projeto ClairCity, com o título “Comunidades Conectadas:  melhorar a qualidade do ar e pegada de carbono para proteger a saúde”, vai dar a conhecer os avanços alcançados até agora neste projeto de investigação e partilhar experiências sobre o envolvimento dos cidadãos na promoção de políticas para melhorar a qualidade do ar e a saúde pública.

A conferência inclui ainda uma reflexão sobre o papel das atividades económicas (industria, Porto de Aveiro, etc.) e entidades publicas no combate às alterações climáticas e à poluição do ar, e ainda sobre a promoção de processos participativos dos cidadãos na tomada de decisão e nas políticas locais.

Para além destes tópicos, o programa prevê a sessão de entrega de prémios do concurso de vídeos realizado na região e no âmbito deste projeto. O desafio era expressar, num vídeo de dois minutos, o que é a qualidade do ar para o público sénior. Mais informações: http://www.claircity.eu/aveiro/get-involved/videos/ .

Apresentaram-se a concurso cinco vídeos, sendo o vencedor da autoria da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha com edição do Canalb, projeto inovador de aprendizagem profissional na área multimédia/audiovisual criado a partir do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha e coordenado por Edgar Borges, professor daquele Agrupamento de Escolas.

O prazo de inscrição na conferência, para o público em geral, já terminou.

Este projeto é financiado pelo do programa de pesquisa e inovação Horizon 2020 da União Europeia.

imprimir
tags
evento relacionado
 
outras notícias