conteúdos
links
tags
Distinções
Rogério Santos da ESAN ganha um bronze e três menções honrosas
Urnas de cremação desenhadas por docente da UA são premiadas nos Estados Unidos
Rogério Santos foi premiado nos EUA com um prémio de design, um Bronze e 3 Menções Honrosas no IDA Internacional Design Award 2018
RO·SE é desenhada por uma atitude “Designing beyond Boundaries”. Rogério Santos é docente da Escola Superior de Aveiro Norte (ESAN) e forma dupla com Sérgio Barbosa. Esta dupla criativa desenvolve projetos de design global: produto, ambientes, gráfico e criação de marcas desde 2014. Participaram em 2018 no International Design Awards (IDA), nos Estados Unidos, onde foram distinguidos com um Bronze e Três Menções Honrosas com um trabalho de urnas de cremação em porcelana, desenvolvidas para a Memory Keepers (MK). Para o desenho de cada peça a dupla procurou no processo criativo dotar as peças de um significado único e um storytelling que ajudasse o cliente final a uma escolha que fosse para além da forma, uma escolha emotiva, vinculada às suas crenças.

O IDA existe para reconhecer, celebrar e promover visionários de design lendários e para descobrir talentos emergentes em Arquitetura, Interior, Produto, Gráfico e Design de Moda.

Rogério Santos afirma que “como em muitos trabalhos que desenvolvemos o cliente chega a nós por recomendação o que é muito satisfatório para nós. O cliente Memory Keepers (MK) pretendia lançar a primeira coleção de seis produtos com diferentes designers, acabamos com quatro peças nossas na coleção sendo que as restantes foram criação do parceiro SPAL. A utilização da estratégia de uso do branco permitiu à MK uma uniformidade no lançamento da primeira coleção de urnas de cremação com conceitos e geometrias tão diferentes. Por agora estão disponíveis em biscuit e vidrada, prevalecendo a cor base da porcelana. No futuro estas mesmas peças podem ser desenvolvidas com cores e temas/grafismos para novas coleções.”

Sobre a sua participação no IDA garante: “Sentimos que era a altura certa para concorrer a um prémio de design internacional, esse reconhecimento faz parte da estratégia que temos definida para o nosso projeto. Não procuramos validar o nosso trabalho enquanto designers porque não sentimos essa necessidade, procuramos antes dar a conhecer o que de bom se pode fazer em Portugal nesta área. O reconhecimento vem também permitir chegar a mais clientes, conscientes da importância e impacto que o design tem nas suas organizações e negócios.”

ROgério Santos

Bacharel em Design e Tecnologia para a Cerâmica pela ESAD CR em 2000 e Licenciado em Design pela Universidade de Aveiro em 2005. Desenvolveu projetos do design de ambientes e produto num gabinete de design premiado a nível e internacional entre 2005 e 2011. É professor auxiliar convidado na Universidade de Aveiro desde 2011 lecionando unidades curriculares como Desenho, Modelação 3D e Projeto. É Formador residente na Lisbon School of Design (LSD) desde 2016. Desenvolve paralelamente a atividade de designer independente, integrando projetos multidisciplinares na indústria, na investigação e em startups. O design do produto desenvolvido para a Findster Technologies é um sucesso a nível mundial, atualmente com utilizadores em mais de 70 países. 

SÉrgio Barbosa

Licenciado em Design e Tecnologia para a Cerâmica pela ESAD CR, em 2003. Desde então, na sua atividade profissional, tem colaborado com várias empresas do ramo da publicidade, das estruturas metálicas e do sector da cerâmica (louça utilitária, revestimentos e pavimentos), tendo como principais funções de criativo. De 2006 a 2014 fez Gestão de design e global branding, design de espaços comerciais para distribuidores e stands para feiras nacionais e internacionais da empresa de revestimentos e pavimentos Labicer S.A. Participou em várias exposições nacionais e internacionais, tendo sido premiado tanto na área do design como da fotografia.

Sobre o projeto RO.SE.

descrição para leitores de ecrã
Urna distinguida com um bronze - Cremation Urn Nephesh 

A palavra hebraica que significa o intangível e a memória viva. Esta urna homenageia a passagem do ser humano pelo mundo, a sua geometria transmite uma ideia de levitação e de ascensão a uma memória eterna. A Nephesh é um tributo a quem partiu e cuja memória queremos que se mantenha viva no coração.

descrição para leitores de ecrã
Urna distinguida com menção honrosa - Cremation Urn Blossom Lotus

Blossom Lotus é a flor que simboliza a pureza espiritual. Esta peça foi inspirada na nelumbo nucífera, também conhecida como flor-de-lótus ou lótus-índico. É conhecida pela longevidade das suas sementes, que podem germinar após 13 séculos. Uma urna com uma carga simbólica forte associada à beleza e à pureza do corpo e da mente. O seu rigoroso desenho geométrico de uma flor-de-lótus aberta, busca a promessa da elevação espiritual.

descrição para leitores de ecrã
Urna distinguida com menção honrosa - Cremation Urn Saudade

A palavra Saudade derivada do latim solitas (solidão) na forma arcaica de “soedade”, é o sentimento genuíno da alma lusitana e uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e da música popular, nomeadamente no Fado. Saudade é uma mistura de sensações profundas de perda de ausência e melancolia, mas também um sentimento que relembra os bons momentos vividos. Acredita-se que não existe uma tradução fiel para nenhum outro idioma, por estar ligado à época dos Descobrimentos Portugueses. Uma urna em forma de lágrima que simboliza o sentimento genuíno da saudade.

descrição para leitores de ecrã
Urna distinguida com menção honrosa - Cremation Urn Viatoria

Viatoria, com origem do latim “via” e “viae”, define a viagem. A viagem contínua para além do mundo físico, Viatoria significa a experiência da viagem e a sua descoberta e não o seu fim. Uma urna que se carateriza pela sua simplicidade e que guardará para sempre as memórias do seu ente querido.

RO·SE are red

Ideas are blue

That’s why we love

Working with you

imprimir
tags
outras notícias