conteúdos
links
tags
Distinções
Departamento de Comunicação e Arte em destaque
Equipa de estudantes do Mestrado em Comunicação Multimédia brilha no Pixels Camp
António Santos, Bruno Gameiro, Francisco Regalado, Henrique Silva, Vasco Silva e Sónia Machado, alunos no Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), receberam o prémio “Hack for Good” da Fundação Gulbenkian com o projeto Kind, um chatbot capaz de combater o cyberbullying entre a faixa etária mais jovem. Organizada pela Bright Pixel, o evento de tecnologia Pixel Camp decorreu de 20 a 23 de março, em Lisboa.

Os seis estudantes do Mestrado em Comunicação Multimédia (MCMM), com o auxílio do professor Carlos Santos e do ex-aluno da UA Pedro Leite, apresentaram na 3º edição do encontro de programadores informáticos o projeto Kind.

Com o tema do cyberbullying a ganhar cada vez mais impacto na sociedade atual, muitas crianças sofrem com a receção de mensagens que contêm conteúdo hostil, capazes de criar sérias consequências emocionais. Para além disso, nem sempre é fácil acompanhar ou saber se as crianças estão a ser ameaçadas no mundo virtual.  

Como forma de combater esta questão social, no projeto Kind foi criado um chatbot com o objetivo de combater o cyberbullying entre a faixa etária mais nova, neste caso crianças. Este projeto atua como um mediador numa conversa entre duas crianças, quando deteta uma mensagem que contenha um conteúdo propício ao bullying, intercepta as mensagens enviadas e recomenda o emissor a repensar e considerar as suas ações bem como as palavras utilizadas. Desse modo, Kind permite reduzir os impactos do cyberbullying e consciencializar os jovens para o término desta prática e mitigar o sofrimento da vítima e, se possível, denunciar o bullying,

O projeto Kind devido à promoção da boa conduta e educação da faixa etária mais jovem para pôr fim ao cyberbullying foi premiado com 2000 euros pela iniciativa “Hack for Good” da Fundação Gulbenkian. Este premio é atribuído a projetos que através da tecnologia tenham um papel determinante na resolução de grandes problemas sociais do século XXI.

imprimir
tags
outras notícias