conteúdos
links
tags
Conferências
Dia 3 de abril às 14h00, no Auditório Sousa Pinto
Competências Distintas – Planos de Ensino/Aprendizagem Diferenciados (Uma Experiência no Ensino de Matemática no Ensino Superior)
Departamento de Matemática
Está agendada para 3 de abril mais uma palestra do Seminário MATEAS - Matemática: Ensino e Avaliação no (Ensino) Superior. Com o título "Competências Distintas – Planos de Ensino/Aprendizagem Diferenciados (Uma Experiência no Ensino de Matemática no Ensino Superior)", esta palestra terá início às 14h00 no Auditório Sousa Pinto (Departamento de Matemática) e será proferida por Filomena Soares, docente do ISCAP, Politécnico do Porto.

Nesta palestra será apresentado um projeto desenvolvido na Unidade Curricular (UC) de Matemática, com estudantes do primeiro ano da Licenciatura em Contabilidade e Administração. Analisar-se-ão alguns dos resultados alcançados com este trabalho, assim como o seu impacto nos níveis de sucesso e satisfação dos estudantes, tentando ainda avaliar as suas vantagens e desvantagens, bem como a sua possível transferibilidade.

Perante as elevadas taxas de insucesso e abandono nas UC da área de Matemática, da referida licenciatura na extinta Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Politécnico do Porto (ESEIG/P.Porto), foram implementadas algumas ações de combate ao insucesso escolar, sendo a mais relevante a desenvolvida com os estudantes do 1º ano no 1º semestre. A metodologia utilizada no desenvolvimento desta experiência assentou em três fases distintas: análise de competências e conhecimentos pré-adquiridos; distribuição e acompanhamento dos estudantes de modo diferenciado; avaliação distribuída, tanto formativa como sumativa.

O objetivo subjacente a este pequeno projeto foi a promoção do sucesso escolar na UC de Matemática, através da oferta de um “tratamento” diferenciado em função dos respetivos conhecimentos base em Matemática. Como qualquer outro plano de combate ao insucesso, este não está isento de objeções nem de problemas, quer na sua implementação quer na sua prossecução, no entanto, não é possível o desenvolvimento de um trabalho consciencioso, depois de se constatar as dificuldades de muitos estudantes, sem nada tentar alterar.

Auditório Sousa Pinto

3 de abril de 2019 às 14h00

Seminário financiado através do CIDMA - “Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações” e da FCT - “Fundação para a Ciência e a Tecnologia” no âmbito do projeto UID/MAT/04106/2019. As sessões são gravadas e disponibilizadas em

http://mateas.wikidot.com.

imprimir
tags