conteúdos
links
tags
Cultura
Dia 16 de abril, 19h30, na Sala 2 da Casa da Música (Porto)
Paluí está aqui? Histórias sonoras para cantos interiores 'Ao alcance de todos'
Paluí: nascido na música, quimérico por natureza, fez mover centenas de crianças até à escrita de um livro. A viagem segue agora pelas mãos de paluinautas de outras galáxias, rumo a um outro porto não menos fantástico e inspirador. Paluí está aqui? canta a poesia que nos conta e habita, quais histórias de afectos, de emoções, de encontros, de desencontros, de criança, de menino-pássaro, de animais voadores, sonhadores e tanta mais bicharada, de esperança, de tristeza, de alegria, de lucidez, de loucura, de amizade, de amor.
Paluí está aqui?: é um espetáculo de música, teatro e projeção de imagem.
Congrega em palco alunos de cursos de música da Universidade de Aveiro (Departamento de Comunicação e Arte), do Instituto Politécnico do Porto (ESE), utentes do Serviço de Reabilitação Psicossocial do Hospital Magalhães Lemos e ainda um grupo de crianças do 1º ciclo do Ensino Básico de Aveiro (CIAQ) – o resultado de um projeto de música na comunidade que, tendo objetivos simultaneamente artísticos, didáticos, sociais e de investigação, visou dar voz à expressão criativa e interpretativa dos seus participantes.
A valorização do processo de criação e (re)construção musical, quer em contexto multidisciplinar, quer em ambiente colaborativo e de inclusão social, sendo especialmente privilegiada, caracteriza o trabalho que será apresentado e que tem como matriz, à semelhança de outros projetos que tiveram como berço esta mesma obra, a reinvenção ou até mesmo desconstrução de Paluí, seus sons, sua música, seus personagens, seus textos poéticos.
Numa rota pelos diversos temas, significados e lugares, Paluí transforma-se e reconstrói-se em diferentes momentos e cenários onde a cor, o som, a imagem, o corpo e a palavra se desenvolvem, interagem e encruzilham, buscando caminhos para a narração do que não tem apenas um sentido. Um momento revelador de que a música, o teatro, as artes visuais e plásticas, a imagem, a poesia estão ao alcance de todos, fazendo parte do movimento de construção dos livros, abertos, da vida.
http://www.casadamusica.com/pt/agenda/2019/abril/16-palui-esta-aqui/#tab=0

==========

Direção Artística
Helena Caspurro
Coordenação Artística
Pedro Carvalho de Almeida, Paulo Neto, António Miguel Teixeira, João Pereira, Brendan Hemsworth, Filipe Lopes e Inês Guedes de Oliveira
Interpretação
Utentes do Serviço de Reabilitação Psicossocial do Hospital Magalhães Lemos, alunos e docentes dos cursos de música e ensino de música do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA) e da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto (IPP), alunos do 1º ciclo do Ensino Básico do Centro de Arte e Qualidade da Universidade de Aveiro (CIAQ)
Concepção Visual e Design Gráfico
Pedro Carvalho de Almeida
Captação de Imagem e Projeção
Marcelo Baptista
Paluífone
Inês Guedes de Oliveira
Som, Luz e Produção Técnica
Casa da Música. 
imprimir
tags
ficheiros associados
evento relacionado
 
outras notícias